Escola de Dança da FUNCEB celebra Dia da Consciência Negra com mostra no TCA

Neste sábado, 20 de novembro, alunos e professores da Escola realizam aulas públicas e coreografias para festejar a data


Durante todo o mês de novembro, quando se soleniza a Consciência Negra no Brasil, a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), vem promovendo atividades com alunos e público para a reflexão e valorização da presença dos negros na sociedade baiana. Resgatando questões históricas e repensando a realidade contemporânea, a Escola busca garantir o cumprimento da Lei Federal 10.639, que trata da inserção do ensino sobre a história e a cultura afrobrasileiras nos estabelecimentos de educação do país.

Para celebrar este processo, em que estão envolvidos alunos e professores da Escola de Dança da FUNCEB – crianças, jovens e adultos de comunidades populares da cidade de Salvador, em sua maioria afrodescendentes –, será promovida a Mostra do Dia da Consciência Negra, neste sábado, 20 de novembro, data oficial no calendário brasileiro. A partir das 15 horas, o grupo formado por pessoas de 7 a 70 anos, aprendizes e bailarinos, irá ocupar o foyer do Teatro Castro Alves com aulas públicas, levando ao local uma exibição do que é o curso de Dança Afro, que integra a pauta de Cursos Livres da Escola. Depois, às 17 horas, o palco principal do TCA abrigará mostras didáticas, com o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano. A entrada no evento é gratuita.

Este será o momento de culminância dos processos artísticos e educacionais realizados com alunos de todos os cursos oferecidos pela Escola. A atitude de pensar e produzir dança de matrizes africanas, de formar e conscientizar cidadãos através da arte, será representada em coreografias que exploram temáticas relacionadas ao povo negro e à sua contribuição para a formação social do Brasil.

SERVIÇO
Mostra do Dia da Consciência Negra – Escola de Dança da FUNCEB
Quando: 20 de novembro (sábado), a partir das 15 horas
Onde: Teatro Castro Alves (Campo Grande)
Quanto: Gratuito

About these ads

Os comentários estão desativados.