Salões Regionais de Artes Visuais chegam a Porto Seguro

DSC06626

Área de Isolamento - Vladimir Oliveira

Os Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia 2009 chegam ao Centro de Cultura de Porto Seguro, com exposição montada até o dia 01/11. Na abertura do evento, no dia 18 de setembro, o Prêmio Fundação Cultural do Estado da Bahia, no valor de R$ 6 mil cada, foi entregue aos artistas Vladimir Oliveira, com a instalação Área de Islo(a)mento, e Ana Fraga, com o objeto-instalação Enciclopédico. Já na categoria Prêmio Incentivo, no valor de R$ 3 mil, a vencedora foi a artista Helena Cassal Longo, com as obras Sem Título 1, 2 e 3, realizadas em serigrafia sobre lona plástica. Esta última premiação é exclusiva para artistas do Território Identidade Extremo Sul. Foram oferecidas menções especiais para Clara Domingas, artista soteropolitana que realizou o trabalho em vídeo A Festa, e para a argentina Lola Serrano, com a fotografia Sombras Nada Más (Hitckock visita Bel Borba). Os prêmios foram entregues por Gisele Nussbaumer, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, por Dilson Midlej, do segmento Artes Visuais/FUNCEB, e Mário Jorge Jucksch Paula, Secretário Municipal de Cultura de Porto Seguro.
Promovido pela FUNCEB, unidade da Secretaria da Cultura, o evento incentiva a produção cultural em artes visuais no estado através de premiações. Vinte e sete artistas participam do Salão em Porto Seguro, vindos de diversas regiões da Bahia. Além deles, A. B. Régis integra o evento como convidado. Ele foi premiado em edições anteriores dos Salões Regionais – nos anos de 1996, 1998 e 2000, com trabalhos em colagens e pinturas.
Para Gisele Nussbaumer, os Salões Regionais de Artes Visuais “reforçam o compromisso da Fundação Cultural e da Secretaria de Cultura do Estado de dar maior visibilidade e projeção aos artistas da região”.
A comissão julgadora formada pela artista visual e arquiteta Eneida Sanches, pela mestre em artes visuais Ludmila Britto (EBA – UFBA) e pela doutora em artes cênicas Giovana Dantas (UFBA) fez a seleção das obras, deslocando-se para Porto Seguro especialmente para o anúncio dos vencedores. A proposta do evento, de ampliar a visibilidade dos artistas locais, é realçada pela vencedora do Prêmio Incentivo, Helena Cassal Longo, para quem os Salões “tem grande importância, principalmente quando vão pra outras localidades, levando a arte contemporânea a vários públicos”. Com relação à própria carreira, Helena diz que “é um passo importante participar dos Salões, por expor com artistas de outras regiões da Bahia, levando aspectos do lugar onde resido para outras pessoas, através de minha obra”.

(Fotos de Tomaz Neto)

SERVIÇO
O quê: Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia 2009 – Porto Seguro
Onde: Centro de Cultura de Porto Seguro – Rua 15 de Novembro, s/n, Pacatá.Tel.: (73) 3288-1388
Quando: Até 01/11, seg a sex, das 9 às 19h e sáb e dom, das 14h às 19h
Quanto: Grátis
Realização: FUNCEB
Apoio: Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Rádio 88 FM, Rádio Arraiana FM 104,9, Porto Card Gráfica e Fotolito, G. Casado Galeria de Arte, Rio Nave Administração Portuária e Orquestra do Descobrimento.

DSC06694-2

Visitação

DSC06635

Enciclopédico - Ana Fraga

DSC06633

Obra Sem Título 1, 2, 3 - Helena Cassal Longo

Anúncios

Os comentários estão desativados.