Últimas vagas para oficinas do Ponto de Cultura 2009

Cine – Teatro Solar Boa Vista inscreve para oficinas nas áreas artísticas, elementos e técnicas de espetáculo, gestão cultural e produção de conteúdos culturais

O Cine-Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural administrado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, está com inscrições abertas para oficinas da quarta etapa do Ponto de Cultura. O Ponto de Cultura é uma ação do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura – MINC, que visa fortalecer a relação entre instituições e comunidades. Desde 2005, o Solar Boa Vista, situado no Engenho Velho de Brotas, tornou-se Ponto de Cultura após convênio firmado entre a FUNCEB e o MINC.

As oficinas com vagas disponíveis para inscrições são: Confecção de Figurino, Empreendedorismo Solidário, Direção Cênica (voltada para diretores de grupos artísticos comunitários), Comunicação Popular, Dramaturgia e Pesquisa e Memória, voltada para abordagens no bairro do Engenho Velho de Brotas. As inscrições podem ser realizadas no próprio Cine-Teatro Solar Boa Vista, em dois turnos: das 8 às 11h e das 15 às 20h.

O Solar Boa Vista totaliza 16 oficinas do Ponto de Cultura, divididas em quatro eixos: Artísticas, Elementos e Técnicas de Espetáculo, Gestão cultural e Produção de Conteúdos Culturais. O Ponto promoverá ainda a incubação de quatro grupos artísticos atuantes no entorno do Solar, como Vozes do Engenho, (coral performático), Construções Compartilhadas (grupo de dança contemporânea), Solidários de Brotas (grupo de teatro) e Rumpilé do Engenho (grupo de dança afro).

Chico Assis, coordenador do Cine – Teatro Solar Boa Vista, conta que para ministrarem as oficinas, foram contratados educadores referência em áreas como música, artes visuais, dramaturgia, direção cênica, figurino, gestão e empreendedorismo cultural, comunicação popular etc. “Esta é uma iniciativa que atraia mais pessoas para o Solar, a comunidade precisa fazer do Solar um espaço artístico e o Ponto de Cultura é uma ferramenta ideal de aprendizado e propagação de cultura”, afirma o coordenador.

Sobre o Cine Teatro SOLAR Boa Vista – é um dos 18 Espaços Culturais mantidos pela Fundação Cultural do Estado – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SECULT. Único teatro localizado no bairro de Brotas, o SOLAR possui platéia em forma de arquibancada em semi-arena com capacidade para 400 pessoas. Trabalha em regime de cessão de pautas sendo bastante utilizado para apresentação de espetáculos de grupos da comunidade. Conta ainda com uma sala de oficina onde são ministrados cursos. Atualmente é um Ponto de Cultura, uma ação do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. O SOLAR está situado no Parque Solar Boa Vista, local que já abrigou a fazenda onde Castro Alves Morou, já foi hospital psiquiátrico São João de Deus, depois batizado de Juliano Moreira, e já recebeu também a sede da Prefeitura Municipal de Salvador.

Endereço: Praça Marques de Abrantes, s/n°, Parque Solar Boa Vista – Engenho Velho de Brotas

Tel.: 71 3116-2000/2108

E-mail: cineteatro.solar@gmail.com

Blog: http://blogdosolar.wordpress.com

Anúncios

Os comentários estão desativados.