Lançamento do Catálogo dos Salões Regionais de Artes Visuais 2007-2008

Evento terá a presença do Secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles

A FUNCEB lança o Catálogo dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia 2007-2008 na próxima quinta-feira, 17 de dezembro, às 18 horas, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM. Em 120 páginas, a obra reúne trabalhos de 63 artistas que foram premiados, homenageados ou que receberam menções especiais nos Salões de 2007 e 2008. Traz ainda depoimentos dos autores e de membros das comissões de premiação. O Catálogo foi organizado por Dilson Midlej, Diretor de Artes Visuais da FUNCEB, e Ayrson Heráclito, artista visual, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

O evento de lançamento será iniciado com uma mesa-redonda formada pelo Secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, ao lado de Gisele Nussbaumer, Diretora da FUNCEB, Solange Farkas, Diretora e Curadora do MAM, e do próprio Dilson Midlej, em discussão sobre Os Salões Regionais e as Políticas Públicas para as Artes Visuais. Em seguida, Alejandra Muñoz, professora de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, que assina o texto crítico do Catálogo, ministrará palestra sobre o tema. A confraternização será então aberta com a distribuição gratuita da obra aos artistas e convidados presentes.

A tiragem da publicação é de 1.000 exemplares, que serão distribuídos para instituições da área, curadores e críticos de arte do Estado.

Produção Contemporânea – “Ao contemplar os artistas do interior, os Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, associados ao Salão da Bahia, promovido pelo Museu de Arte Moderna, consolidam-se como uma eficaz estratégia voltada para a inclusão de valores emergentes e de dinamização do circuito de arte local”, enfatiza Solange Farkas, Diretora e Curadora do MAM.

“Uma novidade dos Salões Regionais, nesta gestão, é o apoio aos artistas selecionados para que estejam presentes na abertura das exposições, fortalecendo o intercâmbio entre os mesmos e o público dos municípios onde acontece cada mostra”, enfatiza Gisele Nussbaumer, Diretora da FUNCEB.

Os Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia tiveram início em 1992. A cada ano, são produzidas três exposições diferentes em centros culturais de cidades baianas, além das mostras das obras premiadas em Salvador. Em 2009, os Salões Regionais de Artes Visuais aconteceram em Valença, Juazeiro e Porto Seguro.

Anúncios

Os comentários estão desativados.