Secretaria de Cultura do Estado anuncia amanhã publicização do NEOJIBA

Amanhã, quarta-feira (16/12), às 15h30, no foyer do Teatro do ICEIA, a Secretaria de Cultura do Estado realiza coletiva de imprensa para anunciar a publicização do NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Trata-se de um novo modelo de parceria entre Governo e sociedade na área da cultura.

Criado em 2007, sob o comando do seu diretor-fundador, pianista e maestro Ricardo Castro, também gestor artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia, o NEOJIBA já formou duas orquestras – a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) e a Orquestra Castro Alves (OCA) –, compostas por cerca de 130 integrantes de 9 a 25 anos. Desde o início, as atividades do projeto vêm sendo desenvolvidas nas dependências do Teatro Castro Alves.

A partir de agora, o NEOJIBA será gerido pela Associação Amigos das Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia e do NEOJIBA – AOJIN, entidade do Terceiro Setor qualificada pelo Estado da Bahia como Organização Social, em um processo de parceria chamado de publicização. Com isso, suas atividades passarão a ocupar, em Salvador, o Teatro ICEIA, no Barbalho, que será dinamizado e revitalizado.

Na Bahia, o NEOJIBA é a primeira experiência de publicização na área da cultura no âmbito estadual. No município de Camaçari, o mesmo modelo foi adotado para gestão da Cidade do Saber, complexo educacional de referência para o estado. No Brasil, somente o Estado de São Paulo já registra 38 espaços e programas culturais publicizados, a exemplo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, da Pinacoteca do Estado e do Museu da Língua Portuguesa.

O anúncio será  feito pelo secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, com uma breve apresentação das duas orquestras do NEOJIBA. Estarão presentes a diretora da Fundação Cultural do Estado, Gisele Nussbaumer, além do maestro e diretor-fundador do NEOJIBA, Ricardo Castro, representantes do Teatro Castro Alves e do Colégio ICÉIA.

SERVIÇO

Coletiva de imprensa de anúncio da publicização do NEOJIBA

Quando: Amanhã, 16/12, às 15h30.

Onde: Foyer do Teatro do ICEIA

Anúncios

Os comentários estão desativados.