XX Lavagem Cultural da FUNCEB abre o carnaval do Pelourinho

Evento completa 20 anos em 2010 e recebe o nome de Folia Cultural

Alegria e muita descontração são ingredientes que não podem faltar na XX Lavagem Cultural, uma festa promovida pelos funcionários da Fundação Cultural do Estado – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT. Chegando à vigésima edição, o evento foi agora batizado como Folia Cultural e deve arrastar, mais uma vez, milhares de foliões para o Pelourinho na véspera do carnaval. No próximo dia 10 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 15h, o cortejo começa na Praça Municipal e segue pelas Ruas Chile, da Ajuda, Praça da Sé e Terreiro de Jesus, até chegar ao Largo Pedro Archanjo, onde a folia se instala.

“A Lavagem da FUNCEB é organizada anualmente pelos funcionários e se tornou uma tradição na abertura do calendário das festas carnavalescas no Centro Histórico. Congrega centenas de pessoas que trabalham em diversos setores e espaços da Fundação, além das unidades da SECULT, e que no cotidiano não têm oportunidade de se encontrar mais informalmente”, comenta Gisele Nussbaumer, diretora da FUNCEB.

Levando paz, harmonia e muita animação ao Pelourinho, o aquecimento da festa será feito pela Banda de Sopro e Percussão do Maestro Reginaldo de Xangô. No Largo Pedro Archanjo, acontecerá show da cantora Will Carvalho e a coroação dos reis da folia. Este ano, o rei e a rainha da lavagem são Márcio Victor, líder da banda Psirico, e a cantora Amanda Santiago. A rainha receberá a coroa das mãos da funcionária Moema Hohlenwerger (FUNCEB) e o rei, do funcionário Júlio San’Martins (TCA).

“O cortejo valoriza a cultura baiana, é uma mistura do patrimônio ao folclore com o intuito de atrair o folião local e também turistas que estão na cidade. Hoje, a nossa Lavagem é o carnaval de muitos funcionários da FUNCEB”, afirma Jorge Raimundo Oliveira, o Jorjão, da comissão de organização da Folia Cultural. Após o encerramento na Praça Pedro Archanjo, será realizado ‘um arrastão’ pelas ruas do Pelourinho, conforme revela Jorjão: “Nos anos anteriores, a Lavagem terminava com o show no Largo, mas como só tem acesso à festa na praça as pessoas que estão com a camisa, o Secretário de Cultura, Márcio Meirelles, resolveu estender a folia pelas ruas do Pelourinho, após o show da praça, proporcionando uma maior movimentação no Centro Histórico”.

Origem – A primeira Lavagem Cultural da FUNCEB aconteceu em 1989, quando a instituição ainda funcionava na Biblioteca Pública, no bairro dos Barris. De lá para cá, a Lavagem prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gil (ex-Banda Beijo), Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio e Tatau. O evento já faz parte do calendário da Saltur e da Bahiatursa e reúne carros alegóricos, afoxés, funcionários, turistas e a população em geral. Hoje, a sede da FUNCEB está localizada na casa 29 da Rua Gregório de Matos, no Pelourinho.

SERVIÇO

O quê: XX Lavagem Cultural da FUNCEB

Com: Banda de Sopro e Percussão do Maestro Reginaldo de Xangô, Will Carvalho e coroação dos reis: Márcio Victor, líder da banda Psirico, e a cantora Amanda Santiago.

Quando: 10/02, quarta-feira, às 15 horas

Onde: Cortejo da Praça Municipal ao Largo Pedro Archanjo (Pelourinho)

Telefone: 3116-6623

Site: www.funceb.ba.gov.br

Fonte sugerida:

Jorge Raimundo Oliveira (Jorjão), da comissão de organização

Anúncios

Os comentários estão desativados.