Vinda da BBC Radio 3 à Bahia inclui passagens pelo interior do Estado

Rádio londrina se articula com a FUNCEB para reconhecimento das tradições musicais da Bahia

Até o próximo dia 12 de abril, a rádio estatal BBC Radio 3 de Londres estará na Bahia para gravação de edições do programa “Rotas do Mundo” (World Routes), que enfoca a música tradicional com influência regional, e de um capítulo para a próxima série “Planeta Humano” (Human Planet), que terá como tema a relação entre a música, o mar e a religião afro-brasileira do Candomblé. A visita da rádio, articulada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, dá continuidade aos trabalhos de divulgação do atual panorama da música baiana também no mercado internacional e representa a valorização das tradições musicais do Estado, a partir de suas origens africanas.

As gravações são inicialmente feitas na capital. De segunda a quarta, Matheus Aleluia, Baiana System, Orkestra Rumpilezz, Bankoma e Gerônimo são alguns dos artistas selecionados para o capítulo do “Planeta Humano”. Unem-se a eles especialistas em religião e cultura afro-brasileira, como o professor Nelson Cerqueira. Na quinta, 8 de abril, às 20 horas, será realizado um show especial, aberto ao público, no Largo Tereza Batista – Pelourinho. Tiganá Santana, com participação especial de Virginia Rodrigues, banda Percussivo Mundo Novo, liderada por Mikael Mutti, e a sambista Mariene de Castro representam a musicalidade da Bahia nesta apresentação que também será transmitida pela rádio. O evento é promovido pela Ginga Produções e feito em parceria com o Pelourinho Cultural, programa do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural – IPAC.

No sábado, a equipe segue para o interior do Estado, para produção das edições do “Rotas do Mundo”. As tradições musicais e culturais da região do Recôncavo serão a inspiração deste programa que se foca nas raízes e origens da música de todo o mundo. Em Santo Amaro da Purificação, os sons do maculelê e samba, guiados pelo Mestre Gato, são a pauta. Em seguida, encontram o Samba Chula de São Braz, distrito de Santo Amaro. Ainda no mesmo dia, chegam à cidade de Cachoeira, onde permanecem no domingo, para conhecer a cultura local e entrevistar artistas e especialistas.

O contato inicial entre FUNCEB e BBC se deu na segunda participação da diretoria de Música da Fundação na Feira WOMEX (World Music Expo), em Copenhagen, entre outubro e novembro do ano passado. A oportunidade de trazer a Radio BBC à Bahia abre uma importante janela para a visibilidade de artistas baianos que não costumam ter acesso à mídia internacional.

A BBC é uma das maiores e mais respeitadas empresas de transmissão no mundo, levando sua programação múltipla, que envolve serviços de rádio, TV e internet, a centenas de milhões de pessoas. A Rádio 3 foi escolhida como a Estação Britânica do Ano (Sony Radio Awards, 2009-2010) e tem uma audiência semanal de mais de 2 milhões de pessoas (não incluindo o público online). A equipe da BBC que está na Bahia é formada por James Parkin (produtor executivo), Lucy Duran (etnomusicóloga renomada mundialmente e apresentadora de rádio) e Martin Appleby (um dos melhores técnicos de som da BBC).

Saiba ainda mais aqui.

Anúncios

Os comentários estão desativados.