Dança de Rua no Quarta que Dança

Neste mês, a 12ª edição do Quarta que Dança, promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, se realiza nesta quarta, dia 9, com uma apresentação de Dança de Rua, aberta ao público. O Grupo Independente de Rua mostra o projeto Explosão das Ruas, homenageando o rei do pop, Michael Jackson, às 17 horas, na Praça da Sé.

Com direção de Ina Break, B.Boys e B.Girls fazem uma fusão de técnicas e diversas abordagens coreográficas, que passam por dança contemporânea e até dança do ventre. O grupo, formado por jovens dançarinos da periferia da cidade que veem no ritmo urbano uma filosofia de vida, usa a rua como um palco de mobilização e inclusão social.

Visando à difusão da dança em suas diversas vertentes e o estímulo à pesquisa e produção coreográficas na Bahia, o Quarta que Dança surgiu em 1998 e, ao longo destes anos, proporcionou a montagem de mais de 150 apresentações de variados grupos e propostas artísticas. Em 2007, as inscrições passaram a ser feitas exclusivamente via edital, em duas categorias – além dos tradicionais Espetáculos de Dança, deu-se espaço para Trabalhos em Processo de Criação, com objetivo de estimular o debate em torno dos processos construtivos. No ano seguinte, 2008, outras duas categorias foram criadas: Intervenção Urbana e Dança de Rua, ampliando as possibilidades estéticas abrigadas e levando o Quarta que Dança também para as ruas da cidade.

Nesta edição, 20 trabalhos de dança foram selecionados dentre 60 projetos inscritos e se beneficiam com uma premiação total de R$ 82 mil, ultrapassando a verba concedida na edição anterior (R$ 76 mil, em 2008). Desde 31 de março e até 11 de agosto, os resultados vêm sendo apresentados neste verdadeiro panorama da produção contemporânea em dança na Bahia.

Explosão das Ruas, do Grupo Independente de Rua
Categoria: Dança de Rua
Quando: 9 de junho, quarta-feira, às 17 horas
Onde: Praça da Sé
Quanto: Gratuito

Anúncios

Os comentários estão desativados.