Chico Liberato é homenageado no Animaí! 2010

Sessão especial do Quartas Baianas celebra o pioneiro do gênero de animação

Criador inspirado de obras audiovisuais de curta e longa metragens de animação, mobilizador pioneiro do gênero na Bahia, Chico Liberato é o homenageado da 4ª edição do Animaí!, mais importante evento dedicado à linguagem da animação no estado, realizado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com patrocínio do Programa BNB de Cultura – parceria BNDES 2010. Para celebrar o artista, serão exibidos quatro filmes históricos de sua autoria – Um Outro (2008), Caipora (1975), Eram-se Opostos (1977) e Carnaval (1989) – na sessão do projeto Quartas Baianas desta semana (11 de agosto), às 20 horas, na Sala Walter da Silveira. O destaque à obra de Liberato comemora ainda o centenário do cinema baiano, completado este ano. A entrada é gratuita.

O cineasta e artista visual Chico Liberato se dedica à animação desde os anos de 1950, criando filmes de cunho político, inclusive Boi Aruá (1983), primeiro longa-metragem do gênero produzido no Brasil. Dedicado e inventivo, Chico muito vem contribuindo pela animação na Bahia, sendo uma figura que sempre assumiu o compromisso com a formação de outros animadores, demonstrando não somente generosidade, como amor à arte da animação. Ele foi responsável pela realização do Quinzena Animada, evento precursor do Animaí!, e mantém em Salvador um coletivo atuante na produção de animações. Atualmente, está produzindo seu segundo longa-metragem de animação, Ritos de Passagem, pelo Estúdio Liberato Produções e com o apoio da Secretaria de Cultura, através do Edital de Apoio à Produção de Longa-Metragem, lançado pelo IRDEB.

O Quartas Baianas é um projeto permanente da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural (DIMAS/FUNCEB), em parceria com a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), que promove exibição semanal e gratuita de filmes e vídeos baianos.

Sinopses
UM OUTRO (24’ / 2008 / BA)
Dois amigos fogem de um rei tirano que vai devorá-los. A natureza de cada um se afirma no caminho a ser percorrido, definindo o ser no mundo.
CAIPORA (9’ / 1975 / BA)
Mito da caipora, um ser da mata que amedronta e desorienta caçadores que transgridem suas regras, em desenho animado com características da gravura de cordel do sertão nordestino brasileiro. Música de Rufo Herrera.
ERAM-SE OPOSTOS (21’ / 1977 / BA)
Dois amigos fogem de um rei tirano que quer devorá-los. Escapando da morte, eles fazem jornada para longe. As duas naturezas se revelarão, uma generosa e confiante, outra medrosa e cruel. Música de Rinaldo Rossi.
CARNAVAL (10’ / 1989 / BA)
Operários participam do carnaval de maneira inusitada, construindo um prédio onde suas ações representam a diversidade de movimentos. Música de Bira Reis.

Quartas Baianas – Homenagem a Chico Liberato
Animaí! 2010 – IV Encontro Baiano de Animação
Patrocínio: Programa BNB de Cultura – Parceria BNDES
Realização: IRDEB – DIMAS/FUNCEB – SECULT
Quando: 11 de agosto de 2010 (quarta-feira), às 20 horas
Onde: Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27, subsolo – Barris. Tel.: 71 3117-6155)
Quanto: Grátis
Hot site:
www.dimas.ba.gov.br/animai.htm
Para release completo do Animaí! 2010, acesse aqui.

Anúncios

Os comentários estão desativados.