Circuito Torre de Arrabal homenageia o dramaturgo Fernando Arrabal, que estará presente no evento

Vinda do dramaturgo a Salvador tem apoio da FUNCEB

Em comemoração aos 78 anos do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal, o Circuito Torre de Arrabal realiza um amplo diálogo sobre a obra deste grande mestre entre os dias 10 e 22 de agosto, em Salvador, utilizando das linguagens de teatro, cinema e artes visuais. O evento foi selecionado pelo Calendário de Apoio a Projetos Culturais 2010, da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, tornando possível a vinda do próprio Arrabal à capital baiana, através do custeio das passagens aéreas, para participar pessoalmente das atividades, que são abertas ao público, gratuitamente.

Nascido no Marrocos espanhol em 1932, Fernando Arrabal é um dos mais prolíficos artistas do seu tempo. Além de ser o autor espanhol mais encenado no mundo, é também um dos poucos nomes do chamado teatro do absurdo que ainda vivem e produzem, consagrado dentre ícones como Samuel Beckett, Eugène Ionesco, Salvador Dalí e Pablo Picasso.

Na programação teatral, o Circuito Torre de Arrabal apresenta Torre de Babel, uma montagem com texto de Fernando Arrabal e direção de Marcelle Pamponet, que estreia em 11 de agosto (quarta-feira), às 20 horas, no Teatro Martim Gonçalves. É exatamente neste dia que Fernando Arrabal faz aniversário, e a celebração se dará com sua presença no teatro. A peça segue temporada até o dia 22.

Em artes visuais, Torres de Giz ocupa a Escola de Teatro da UFBA, também no dia 11, às 17h30, com uma instalação do artista português João Aires. Na ocasião, Fernando Arrabal conversará com o público, ao lado de Wilson Coelho (estudioso de Arrabal – UFF) e Gil Vicente Tavares (dramaturgo e diretor baiano). Na mesma noite, em parceria com a Pizzaria Colombo, acontece, para convidados, a vernissage da exposição fotográfica Torre de Imagens: Revelando Arrabal, que estará aberta à visitação no período de 12 a 22 de agosto.

Já a obra cinematográfica de Arrabal será resgatada em retrospectiva composta de sete filmes, além de dois documentários sobre sua vida e obra – um do baiano Fernando Bélens, Fragmentos de Arrabal, e outro francês, A Arte de Ser Arrabal, inédito no Brasil e na França. Na abertura da mostra, no dia 10 (terça-feira), às 19 horas, Fernando Arrabal estará com os cinéfilos de Salvador para bate-papo. A mostra fica em cartaz até 18 de agosto, no Instituto Cervantes.

A programação completa do Circuito Torre de Arrabal pode ser acessada em: www.torredearrabal.blogspot.com.

Calendário de Apoio a Projetos Culturais
Em sua terceira edição, o Calendário de Apoio a Projetos Culturais da FUNCEB é um mecanismo de incentivo que objetiva organizar as solicitações de apoio e a distribuição de recursos ao longo do ano, possibilitando a realização de projetos e atividades artístico-culturais de interesse público. São priorizadas propostas para o interior do estado, desenvolvidas em áreas de maior risco social, relacionadas à capacitação e formação na área cultural ou direcionadas ao público infanto-juvenil. Entre os anos de 2008 e 2009, o Calendário registrou 439 propostas, oriundas de Salvador e Região Metropolitana e de outros 64 municípios do estado, e apoiou 93 projetos, que representaram um investimento de R$ 468 mil. Nesta edição de 2010, o Calendário selecionou 55 projetos, colaborando para a execução de eventos culturais, oficinas, festivais de vídeo, mostras, palestras, projetos de música, espetáculos de dança, espetáculos de teatro, produção de catálogos e revistas, dentre outras atividades, em mais de 30 cidades da Bahia. Além disso, financiou passagens aéreas para viagens de artistas ao Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Estados Unidos e Portugal. Mais informações estão disponíveis na página www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendario2010.

Anúncios

Os comentários estão desativados.