FUNCEB realiza 5ª edição do Workshop de Elaboração de Projetos Culturais em Gentio do Ouro e Mutuípe

Após uma série de 10 oficinas ministradas entre maio e junho em nove cidades da Bahia este ano, projeto chega a mais dois municípios

Neste mês de agosto, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura (SecultBA), realiza mais duas oficinas da 5ª edição do Workshop de Elaboração de Projetos Culturais, nos municípios baianos de Gentio do Ouro (21 e 22/8) e Mutuípe (28 e 29/8). A iniciativa visa capacitar, de forma descentralizada, um número cada vez maior de artistas e produtores para participação em editais e processos de seleção de apoio e patrocínio cultural de âmbito regional e nacional. Gratuito e com direito a certificado, cada workshop acontece durante dois dias, sempre das 9 às 13 horas e, em seguida, das 14 às 18 horas, totalizando carga horária de 16 horas.

“Esta é uma das ações da FUNCEB no desenvolvimento de uma política pública cultural estruturante, que busca multiplicar resultados e construir uma sociedade mais preparada para produzir cultura, e se beneficiar dela. A democratização do acesso aos recursos disponibilizados pelas fontes públicas de financiamento é um passo fundamental para este fim”, afirma Gisele Nussbaumer, diretora geral da FUNCEB.

O Workshop de Elaboração de Projetos Culturais já levou 92 oficinas a 64 cidades baianas, com aproximadamente 3 mil participantes, que produziram cerca de 350 projetos. Neste ano, a 5ª edição da iniciativa, que é coordenada pelo Núcleo de Formação da Assessoria de Projetos da FUNCEB, já esteve em nove cidades, entre os meses de maio e junho. “O Workshop colabora para a descentralização das produções. Desde a primeira edição, em 2007, cidades de diversos Territórios de Identidade foram visitadas e verificamos, posteriormente, um aumento significativo de projetos do interior inscritos e selecionados pelos editais da SecultBA”, comenta Vagner Rocha, membro da equipe de produção.

As oficinas são divididas em três etapas. No primeiro dia, acontece uma exposição baseada no conteúdo do Manual de Elaboração de Projetos, produzido especialmente para o programa, reformulado e atualizado para esta edição. Além de esclarecimentos sobre os processos de inscrição, os principais editais e mecanismos de financiamento de cultura nacionais e estaduais são sinalizados. Para completar, há um glossário com os termos mais utilizados na elaboração de projetos culturais. Num segundo momento, os participantes formam grupos de trabalho para atividade prática de elaboração. Na última etapa, acontece a apresentação e a avaliação dos projetos criados por todos os participantes.

Para participar – As inscrições para os Workshops são gratuitas e devem ser feitas nos locais indicados abaixo. Os interessados devem apenas levar seus dados e documentos pessoais. As inscrições se encerram na data de início das aulas ou até quando durarem as vagas, que são limitadas.

DATA LOCAL DE INSCRIÇÃO LOCAL DA OFICINA
21 e 22/08 Prefeitura Municipal de Gentio do Ouro – Diretoria de Cultura (2º andar) Sala da FTC (Colégio Municipal Edmundo Pereira Bastos)
28 e 29/08 Casa de Cultura de Mutuípe Casa de Cultura de Mutuípe

5ª Edição do Workshop de Elaboração de Projetos Culturais
Inscrições: até início das aulas ou preenchimento das vagas
Quanto: Grátis
Realização: FUNCEB/SecultBA

Gentio do Ouro
Quando: 21 e 22 de agosto (sábado e domingo), das 9 às 13 e das 14 às 18 horas
Local de inscrição: Prefeitura Municipal de Gentio do Ouro – Diretoria de Cultura (2º andar)
Local da oficina: Sala da FTC (Colégio Municipal Edmundo Pereira Basto)
Informações:
74 3637-2320
gentiomaiscultura@yahoo.com.br
www.cidadeouro.com.br

Mutuípe
Quando: 28 e 29 de agosto (sábado e domingo), das 9 às 13 e das 14 às 18 horas
Local de inscrição e da oficina: Casa de Cultura de Mutuípe
Informações:
75 3635-1457
casadaculturamutuipe@gmail.com
www.casadeculturademutuipe.blogspot.com

Saiba mais aqui.

Anúncios

Os comentários estão desativados.