Orkestra Rumpilezz é grupo residente do Espaço Xisto Bahia

Considerado uma das boas novidades da música nacional dos últimos anos, grupo realiza atividades no espaço cultural administrado pela FUNCEB

Desde julho, a Orkestra Rumpilezz, criação do maestro, compositor, arranjador e saxofonista Letieres Leite, é um grupo artístico residente do Espaço Xisto Bahia, centro cultural administrado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Formada por cinco músicos de percussão (atabaques, surdos, timbaus, caixa, agogô, pandeiro e caxixi) e 14 músicos de sopro (trompetes, trombones, saxes alto, saxes tenor, sax barítono e tuba), a Rumpilezz foi lançada no Festival de Música Instrumental da Bahia, em 2006 e, desde então, vem trilhando uma história de reconhecimento público e de crítica. Apontada como uma das melhores novidades da música nacional, ganhou, no último dia 11 de agosto, dois troféus no 21º Prêmio da Música Brasileira, nas categorias “Revelação” e “Melhor Grupo”.

O Espaço Xisto Bahia possui uma sala principal (que está sendo reformada e tem previsão de reabertura para setembro), foyer (com uma galeria de arte) e salas de ensaio, que a orquestra vai utilizar para realizar atividades como ensaios semanais, criação de orquestra juvenil e outra formada por mulheres, aulas-show e workshops temáticos, com espetáculos e bate-papo para formação de público.

Gisele Nussbaumer, diretora da FUNCEB, afirma: “A disponibilidade de um local fixo de trabalho dá melhores condições de desenvolvimento dos processos artísticos do grupo e ainda dinamiza as ações culturais realizadas no espaço. Isto beneficia não apenas o grupo residente, mas também o público e outros artistas que venham a participar das atividades propostas, ou que possam aproveitar do fato de o Espaço Xisto Bahia se tornar um ambiente também voltado à produção musical”.

“É uma oportunidade de o Xisto ter um grupo realizando um trabalho de relevância cultural, que trabalha as matrizes africanas com uma linguagem contemporânea. Essa residência concretiza projetos e propostas que abrem portas do espaço público para a comunidade”, analisa Kátia Costa, coordenadora do Espaço Xisto Bahia.

Sobre a Orkestra Rumpilezz
Atribuindo à ancestral música baiana uma roupagem harmônica moderna, o maestro, compositor, arranjador e saxofonista Letieres Leite criou a Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz (com ‘k’, como no original grego). O grupo de percussão e sopro tem suas composições e arranjos concebidos a partir das claves e desenhos rítmicos do universo percussivo da Bahia, na cultura do centro de Salvador, nos toques de orixás da música sacra afrobaiana, em grandes agremiações percussivas, como o Ilê Aiyê e o Olodum, e em Sambas do Recôncavo. Assim, suas canções são repletas de significações, sensibilidade e certa influência jazzística, em formato de Big Band. Ao longo de três anos, a Rumpilezz já recebeu como convidados em seus concertos grandes nomes da música, como Ed Motta, Armandinho Macêdo, Toninho Horta, Stanley Jordan, Retrofoguetes e Max de Castro. A Orkestra tem em seu nome a representatividade dos três atabaques do candomblé: o Rum, o Rumpi e o Lé, acrescido do ‘zz’ de Jazz.

Anúncios

Os comentários estão desativados.