“Simbiose”: Solar Boa Vista apresenta mostra fotográfica sobre dança até setembro

Até o próximo dia 26 de setembro, de terça a domingo, das 14 às 20 horas, o Cine-Teatro Solar Boa Vista, espaço administrado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entregue recuperado à população em março deste ano, apresenta fotos da exposição-projeto Simbiose – que trata da integração entre a dança e a fotografia –, de autoria do fotógrafo baiano Gabriel Guerra. A visitação é gratuita.

A mostra, que integra o projeto de extensão do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) intitulado Paredes em Movimento, do Núcleo de Dança do Solar Boa Vista, foi aberta na noite de terça-feira (17), com a presença de bailarinos profissionais, atores, fotógrafos, jornalistas, diretores e assessores da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), à qual está vinculada a FUNCEB. O projeto, criado pela bailarina e coreógrafa Cristina Castro, pretende dinamizar ainda mais esse espaço cultural, tendo como mola central a dança em diálogo com outras linguagens artísticas.

“Em Simbiose, o processo criativo baseia-se na integralidade simbiótica de linguagens artísticas da fotografia e dança, na construção e desconstrução de simbolismos paradigmáticos”, explica o fotógrafo Guerra. A exposição é composta por uma instalação que remete à praia e ao mar, complementada por fotos em preto e branco, de tamanhos variados, algumas de até 50 x 70 centímetros, expostas nas paredes do foyer do teatro.

Atual estudante da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Guerra começou suas pesquisas fotográficas em 2008, tendo o corpo como principal objeto. Em Simbiose, participam os dançarinos Leandro de Oliveira e Mariana Gottschalk, além do produtor Marcelo Galvão. O trabalho foi contemplado pela edição de 2009 do edital Portas Abertas para as Artes Visuais, lançado pela FUNCEB. “A partir de 2008, iniciei reflexão que questiona a posição da fotografia como mero registro visual da dança”, diz o fotógrafo baiano. Assim, Guerra iniciou um trabalho de cocriação e mutualidade com os dançarinos, tendo como resultado a exposição.

“Fotografei enquanto os dançarinos improvisavam, eu enquanto corpo-fotógrafo e eles enquanto corpos-dançarinos, ambos em uma grande performance, e tudo que resultou desse processo se tornou produto cocriado, fruto de relação mútua, simbiótica”, finaliza Guerra. O projeto Simbiose recebeu, ainda, a premiação nacional do Festival de Inverno de Garanhuns (PE) 2009, promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, prêmio do Festival Internacional Vivadança (BA) em 2010, e o prêmio da Galeria Pierre Verger (BA), também em 2010.

Cine-Teatro Solar Boa Vista – Espaço cultural administrado pela FUNCEB, o teatro está em local privilegiado do Engenho Velho de Brotas, um dos bairros mais populosos da capital baiana, com cerca de 180 mil habitantes. O centro dispõe de palco italiano para 400 pessoas, foyer – onde está a exposição –, sala de oficinas, camarins, laboratórios de informática e filmagem, além de infraestrutura completa de iluminação e som. “O Núcleo de Dança Solar está sendo construído para proporcionar diálogo de linguagens artísticas, apresentando como resultado intervenções exibidas nas paredes do cine-teatro”, comenta o coordenador do Solar Boa Vista, Chicco Assis.

Simbiose – Exposição fotográfica sobre dança
De Gabriel Guerra
Quando: Até 26 de setembro, de terça-feira a domingo, das 14 às 20 horas
Onde: Cine-Teatro Solar Boa Vista (Praça Marques de Abrantes, s/n – Engenho Velho de Brotas)
Quanto: Gratuito
Mais informações
Telefone: (71) 3116-2000
E-mail: cineteatro.solar@funceb.ba.gov.br
Blog: http://blogdosolar.wordpress.com

Anúncios

Os comentários estão desativados.