Quartas Baianas exibe filmes relacionados à cultura afrobrasileira

No Mês da Consciência Negra, projeto dá espaço para documentários que resgatam tradições populares de origem africana

No mês de novembro, quando o Brasil celebra a Consciência Negra, o Quartas Baianas apresenta dois documentários que abordam temas relacionados à cultura afrobrasileira: o primeiro, no dia 3, é O Divino Espírito Popular, dirigido por Pedro Abib; depois, no dia 10, é a vez de Cantador de Chula, dirigido por Marcelo Rabelo. As sessões, como tradicionalmente, acontecem na Sala Walter da Silveira (Barris), às 20 horas, com entrada gratuita.

O Divino Espírito Popular (2006, 54 min.) mostra a tradicional e secular festa popular do Divino Espírito Santo, no município de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. Neste evento, um dos mais antigos do Brasil, com mais de 300 anos, estão inseridas influências marcantes de manifestações afrobrasileiras, dentre as quais se destacam grupos de Congada, Moçambique e Marujada.

Cantador de Chula (2009, 95 min.) retrata o universo da chula, canto principal em algumas modalidades do samba no interior da Bahia, caracterizado por sua técnica vocal e improvisação de versos, presente somente na memória oral dos mais velhos. O filme caminha pelo Recôncavo e Agreste baianos, onde podemos ouvir algumas chulas e outras cantigas tradicionais. Através de contatos de moradores locais com os mestres e mestras da região, passamos a conhecer mais sobre esta forte herança africana.

O projeto Quartas Baianas é uma iniciativa da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) em parceria com a Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), para a exibição gratuita de filmes ou vídeos baianos, sempre às quartas-feiras, na Sala Walter da Silveira. Em seis anos, o Quartas Baianas já exibiu mais de 450 títulos de produções audiovisuais do estado.

Projeto Quartas Baianas
3/11: O Divino Espírito Popular
10/11: Cantador de Chula
Horário: 20 horas
Onde: Sala Walter da Silveira: Rua General Labatut, 27, Barris
Quanto: Grátis
Realização: DIMAS/FUNCEB – ABCV
Site: www.dimas.ba.gov.br

Anúncios

Os comentários estão desativados.