Expondo em Outdoor: obras de artes visuais ocupam espaço urbano de Salvador

Contemplado por edital da FUNCEB/SecultBA, projeto expõe obras do artista Ricardo Guimarães em outdoor da Avenida Garibaldi

Componente comum da paisagem urbana, o outdoor faz parte do cenário visual cotidiano das grandes cidades. Com o projeto Expondo em Outdoor, o artista visual e designer gráfico Ricardo Guimarães transforma este veículo publicitário em espaço de arte: até 22 de janeiro, num total de dez semanas, a Avenida Garibaldi, em seu cruzamento com a Lucaia, vai ter um outdoor que, em vez de propagandas, mostra os experimentos que Guimarães faz com a relação existente entre a palavra e a imagem.

Desta maneira, milhares de pessoas vão se deparar com a quebra do padrão de conteúdo dos outdoors e de sua linguagem comercial: “Não haverá nenhum propósito de convencimento ao consumo de serviço ou produto. O que se divulga e se apresenta são crônicas, trocadilhos visuais através de impressões sobre questões da vida urbana contemporânea de uma cidade grande”, explica Ricardo Guimarães.

O trabalho desenvolvido com palavras e imagens foi tema da dissertação de mestrado do artista, em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA): Ímã: apalavrando imagens, imaginando palavras. Com Expondo em Outdoor, Ricardo dá prosseguimento a esta pesquisa, apresentando dez “poesias visuais” (uma em cada semana), que, como toda sua produção artística, se caracterizam pela síntese, humor discreto e sonoridade.

O projeto foi viabilizado pelo edital Matilde Matos – Apoio à Curadoria e Montagem de Exposições, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), que objetiva incentivar a pesquisa e a produção artística em artes visuais na Bahia. Expondo em Outdoor foi um dos oito projetos selecionados na edição 2009 do certame, recebendo um benefício de R$ 25 mil, mediante recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Expondo em Outdoor, de Ricardo Guimarães
Onde: Rua Conselheiro Pedro Luiz, cruzamento das Avenidas Garibaldi e Lucaia
Quando: Até 22/01/2011
Quanto: Grátis
Realização: FUNCEB/ SecultBA

Anúncios

Os comentários estão desativados.