Exposição Foto Grafia apresenta resultado de oficinas realizadas pela FUNCEB

Convivência em Salvador é abordada em mostra no Espaço Xisto Bahia

Sessenta imagens que revelam abordagens da cidade de Salvador como espaço de convivência compõem a exposição Foto Grafia, que será aberta em 16 de dezembro (quinta-feira), às 19 horas, no foyer do Espaço Xisto Bahia (Barris). A mostra é resultado de oficinas experimentais de fotografia promovidas pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), ministradas pela fotógrafa e curadora Célia Aguiar e realizadas em centros de cultura administrados pela FUNCEB em Salvador e Região Metropolitana, durante o ano de 2010. Com visitação gratuita, os trabalhos ficam em cartaz por um mês, até 16 de janeiro de 2011.

Com o objetivo de aperfeiçoar o olhar fotográfico dos alunos, as oficinas estimularam a prática para construir uma narrativa sustentada nas experiências e vivências de cada um. As aulas abordaram a história da fotografia e o poder que as imagens exercem no mundo contemporâneo, trabalhando técnicas de melhor utilização das máquinas fotográficas e estimulando a produção de imagens expressivas. A ideia era de estabelecer com a comunidade um canal de comunicação, de modo a explorar novas leituras e significados através do ponto de vista dos participantes.

Sobre a fotógrafa e curadora da exposição Foto Grafia:
Célia Aguiar nasceu em Canavieiras em 1952, estudou pedagogia e foi ser fotógrafa da Fundação Cultural em 1982. Trabalhou para o Jornal da Bahia e como editora de fotografia no Correio da Bahia. Integrou o Grupo de Fotógrafos e participou da criação do Núcleo de Fotografia da FUNCEB. Criou e coordenou a Galeria Pierre Verger. Foi curadora da Bienal de Fotografia da Bahia. Fez curadoria e edição de imagens para as publicações: Salvador: Cidade da Bahia e Artesanato, de Marisa Viana, e A Leveza do Concreto, de Francisco Vieira, além de pesquisa de imagens e curadoria para Fotografia na Bahia: 1839-2006. Com participação em várias exposições coletivas, foi premiada em Caracas e atua como pesquisadora de imagens e curadora.

Exposição Foto Grafia
Abertura: 16/12/2010, às 19 horas
Visitação: 17/12/2010 a 16/01/2011 | Segunda a sexta-feira: 9 às 21h | Sábados, domingos e feriados: 16 às 21h
Onde: Foyer do Espaço Xisto Bahia – Rua General Labatut, nº 27 – Barris
Quanto: Grátis
Telefone: 71 3116-6156
Realização: FUNCEB/ SecultBA

Anúncios

Os comentários estão desativados.