Caboclos de Itaparica em registro fotográfico

Será aberta amanhã (07/01) na Praça do Campo Formoso, em Itaparica, a exposição fotográfica Caboclos de Itaparica, contemplada pelo edital Matilde Matos de Apoio a Exposições de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Os fotógrafos Armando Corrêa Ribeiro, Gal Meirelles, Patrícia Carmo e Paulo Lima registraram em 60 fotos a manifestação dos caboclos de 5 a 10 janeiro de 2010 na localidade. A curadoria da exposição é de Justino Marinho.

A abertura de Caboclos de Itaparica acontece hoje (6), às 18h, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica-BA). Neste dia, os fotógrafos farão homenagem aos participantes do grupo Os Guaranis, entregando-lhes retratos produzidos em janeiro de 2010. Na ocasião será exibido o documentário – A Exaltação Festiva da Mestiçagem – Os Caboclos de Itaparica.

No dia 7 de janeiro, em Itaparica, comemora-se a Independência do Brasil. E, no Centro Histórico da Ilha, os caboclos reconstituem o festejo da independência de Itaparica em torno da atuação do grupo Os Guaranis, que desde 1939, se tornou o principal guardião da festa do Caboclo Tupinambá. Por meio da fotografia artística, cada imagem permite ao apreciador vislumbrar a trajetória histórica da Ilha de Itaparica, bem como a diversidade e exuberância da manifestação cultural do grupo Os Guaranis que, por meio da exaltação ao caboclo Tupinambá (maior representante da festa) referenciam as raízes míticas da formação do povo brasileiro. “Acompanhei durante muitos anos os festejos da data e sei o que representa para o povo itaparicano essas comemorações. É a festa maior da ilha, seu significado mexe com as nossas origens, nossos sonhos, nossa religiosidade e, sobretudo, com o nosso sentimento patriótico”, explica Marinho.

As lentes de Armando Corrêa Ribeiro, Gal Meirelles, Patrícia Carmo e Paulo Lima registram o inicio dos preparativos desde a puxada do carro dos caboclos percorrendo as ruas do Centro Histórico de Itaparica, a levada dos fachos a uma quitanda junta à Fonte da Bica, pontos altos dos festejos. Perfis, gestos, cores, adornos, plumas e movimentos dos caboclos também resultaram em momentos ímpares das fascinantes imagens que compõem a exposição, que sejam nos 40 painéis dispostos nas ruas de Itaparica, entre a Fonte da Bica e a Praça do Campo Formoso, quer sejam nas 20 imagens expostas na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, onde acontecerá o coquetel de abertura.

Exposição Fotográfica Caboclos de Itaparica

Onde: Praça do Campo Formoso, ilha de Itaparica (BA)
Quando: De 7/1 a 7/2.
Quanto: Grátis.
Realização: Baluart Produtora Cultural/ FUNCEB
Mais informações: http://expocaboclosdeitaparica.wordpress.com
Site: www.funceb.ba.gov.br

Anúncios

Os comentários estão desativados.