Convênio entre FUNCEB e IFBA promove curso de tecnologias em arte dramática

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia/Funceb e do Teatro Castro Alves/TCA, firmou convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/IFBA (antigo CEFET) que promoverá o Curso de Tecnologias em Arte Dramática. Esta iniciativa que partiu do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia/SATED, parceiro do projeto, objetiva possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos dos participantes, levando a seu aperfeiçoamento profissional; prepará-los para o trabalho e para a cidadania; desenvolver sua autonomia intelectual e pensamento crítico; e promover a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos aplicados aos espetáculos de diversão.

As inscrições para o processo seletivo acontecerão entre 12 e 23 de janeiro de 2011 através do site do IFBA (http://www.portal.ifba.edu.br/). São 96 vagas disponíveis, distribuídas entre as habilitações em cenário, figurino, luz, maquiagem e som. Destas, 10 vagas estão destinadas a serem preenchidas por servidores da Funceb.

A proposta do curso, que vem sendo discutida há alguns anos, finalmente se concretiza no trabalho conjunto entre entidades estadual e federal. Moacyr Gramacho, Diretor do TCA, vê este curso como um passo fundamental no processo de implementação do Centro de Referência em Engenharia de Espetáculos, legitimando o empenho em geração de conteúdo e conhecimento que vem acontecendo nos últimos anos. “O convênio alia formação e qualificação e promove o conhecimento para a mão de obra, o que garante mais profissionais de qualidade. Mais uma contribuição importante deste curso é a formalização, nos moldes de um Instituto Federal, de um conhecimento tradicionalmente disperso e transmitido informalmente”, diz o Diretor.

Para o Prof. Heitor Guerra, relator do projeto e coordenador do curso, esta iniciativa será capaz de suprir uma demanda por profissionais técnicos mais qualificados no estado e no país. Ator e educador, ele percebe a necessidade de mais trabalhadores e a possibilidade de uma melhoria quantitativa e qualitativa nas produções locais.

O diretor do campus de Salvador do IFBA, Prof. Albertino Nascimento, declara, ainda: “Para um instituto marcadamente de tecnologia, lidar com a área das artes é muito especial porque desmitifica a ideia de falta de envolvimento com a expressão artística. Ficamos felizes em cumprir a função social da instituição desta maneira”.

As aulas têm previsão de início em março, estendendo-se até setembro de 2011. O curso acontecerá no campus de Salvador do IFBA e as aulas práticas e o estágio supervisionado nos equipamentos culturais da Funceb.

Mais informações sobre o edital são encontradas no site do IFBA (http://www.portal.ifba.edu.br/) e a respeito dos documentos comprobatórios exigidos pelo edital no site do SATED (http://www.satedba.com.br).

 

Assessoria de Comunicação do TCA
Tel.: (71) 3117-4832 /4833 / Fax: (71) 3117-4872
ascom@tca.ba.com.br
Janeiro de 2011

Anúncios

Os comentários estão desativados.