Espetáculo “Mulheres em Domínio Público – em Cantos da Terra de Jorge” é apresentado em Ilhéus

Projeto de resgate do cancioneiro das trabalhadoras do sul da Bahia tem apoio da FUNCEB/SecultBA

No próximo final de semana, dias 21 e 22 de janeiro, a cidade de Ilhéus assistirá ao espetáculo musical Mulheres em Domínio Público – em Cantos da Terra de Jorge, em que quatro intérpretes – Brisa Aziz, Cristiane Passos, Geisa Pena e Tacila Mendes – apresentam releituras de antigas cantigas de domínio público que embalavam as mulheres nas lavouras, beiras de rio e mares do sul da Bahia. Os shows são gratuitos, em praça pública: no sábado, na Praça Pedro Matos (Praça do Teatro, Centro), e no domingo, na Praça da Maramata (Pontal), sempre às 18h30. Tudo será registrado para gravação de um DVD e, após as apresentações, acontecerá um bate-papo com o público presente. O projeto se realiza com apoio do Calendário de Apoio a Projetos Culturais 2011, mecanismo de incentivo promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Com direção artística de Fábio Nascimento, além das quatro cantoras, o trabalho de releitura foi dividido com mais quatro músicos: o diretor musical e violonista Elielton Cabeça, o baixista Davi Mello, o percussionista Marcelo Xacal e o DJ Danley. A pesquisa de campo e repertório contou com a colaboração de Valderez Teixeira, antiga lavadeira, moradora do Salobrinho, e também das marisqueiras Dona Maria e Dona Dená, residentes na Juerana. As três são pessoas de forte influência nas comunidades em que vivem, símbolos da cultura daqueles lugares.

Para despertar no público mais jovem o interesse por este legado, a musicalidade do espetáculo aproveita recursos sonoros atuais, adaptando as tradições à contemporaneidade. Segundo as cantoras, “Este é um trabalho carinhosamente preparado para emocionar o público e que tem o objetivo de contribuir para divulgar e registrar o cancioneiro das trabalhadoras da lavoura cacaueira, lavadeiras e marisqueiras da nossa região”. Mais informações estão disponíveis em www.mulheresemdominiopublico.com.br.

Sobre o Calendário de Apoio: Criado em 2008 e com quatro edições anuais realizadas, o Calendário de Apoio a Projetos Culturais da FUNCEB tem o objetivo de organizar as solicitações de apoio e a distribuição de recursos ao longo do ano, como um mecanismo de incentivo a projetos e atividades artístico-culturais de interesse público. Nas três etapas da edição 2011, o Calendário somou um total de 650 projetos inscritos (324 da Região Metropolitana de Salvador e 326 do interior baiano) – um dado expressivo: em relação a 2010, quando houve 264 propostas apresentadas, o número é 246% maior, o que revela a intensa demanda existente pela realização de projetos de pequeno porte, que movimentam a produção cultural em toda a Bahia. Com um investimento total de R$ 563 mil, foram apoiados 64 projetos oriundos de 17 Territórios de Identidade do estado. As ações alcançam 51 povoados, distritos e municípios da Bahia, e ainda acontecem em outros estados, como São Paulo, e países, tais como Alemanha, Estados Unidos e Holanda. São atividades das diversas linguagens artísticas, além de ações transversais, com projetos de formação de crianças e jovens, montagem e circulação de espetáculos e shows, realização de exposições, publicação de catálogos, intervenções urbanas e promoção de intercâmbio de artistas baianos.

SERVIÇO
Mulheres em Domínio Público – em Cantos da Terra de Jorge
Quando: 21 e 22 de janeiro (sábado e domingo), 18h30
Onde: Ilhéus (Bahia)
21 de janeiro (sábado): Praça Pedro Matos (Praça do Teatro, Centro)
22 de janeiro (domingo): Praça da Maramata (Pontal)
Quanto: Gratuito
Site: www.mulheresemdominiopublico.com.br
Apoio: FUNCEB/ SecultBA

Anúncios

Os comentários estão desativados.