Exposição fotográfica Ninho Reis em cartaz em São Francisco do Conde

Numa parceria entre FUNCEB e a Secretaria de Cultura do município, mostra apresenta trajetória de um dos mais importantes nomes da Dança na Bahia

Nesta segunda-feira, 16 de abril, na cidade de São Francisco do Conde, do Recôncavo da Bahia, vai ser aberta a exposição fotográfica Ninho Reis, em evento aberto ao público, marcado para as 19 horas, na Unidade de Artes da Secretaria de Cultura do município. Com imagens da trajetória do coreógrafo e dançarino, a mostra resgata parte importante da memória da Dança na Bahia e segue em cartaz por um mês, até 16 de maio, com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A iniciativa é uma parceria entre a coordenação de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), e a Secretaria de Cultura de São Francisco do Conde, e comemora o Mês da Dança, em razão do Dia Internacional da Dança (29 de abril).

Baiano de Coaraci, Eutaciano Reis de Oliveira Junior, o Ninho Reis (1951-1991), trabalhou como dançarino, ator, produtor e diretor artístico e exibiu seu talento no Brasil, Europa, Estados Unidos, Canadá, Colômbia e África. Participou de entidades folclóricas e blocos de carnaval. Atuou em diversos grupos de dança como o Grupo Folclórico Viva Bahia, de Emília Biancardi, e o Balé Folclórico da Bahia – também desempenhando a função de codiretor. Montou, em 1979, juntamente com Antônio Alcântara e Rogério Eduardo, o premiado grupo Frutos Tropicais, que tinha um elenco exclusivamente de homens e se propunha, a partir da criação coletiva, refletir a vivência cultural de cada um dos dançarinos, expressando a linguagem vigorosa do corpo masculino. Unia elementos de danças tradicionais, manifestações populares, balé clássico, jazz e dança moderna, no que hoje poderíamos chamar de uma dança de fusão.

Exposição fotográfica Ninho Reis
Abertura: 16 de abril (segunda-feira), 19 horas
Visitação: 17 de abril a 16 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Onde: Unidade de Artes da Secretaria de Cultura de São Francisco do Conde
(Rua Espírito Santo, s/n – Centro)
Quanto: Grátis
Realização: Secult de São Francisco do Conde/ FUNCEB/ SecultBA

Anúncios

Os comentários estão desativados.