Encontros Setoriais das Artes têm continuidade nos dias 16 e 17 de maio

Sociedade civil é convocada para dar prosseguimento à construção dos Colegiados Setoriais das Artes e à discussão sobre políticas públicas para Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro

Os Encontros Setoriais das Artes, promovidos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), estabelecem o necessário diálogo entre poder público e sociedade civil, sendo tomados como referência para a condução das políticas públicas para as Artes na Bahia. A comunidade artística e a cadeia produtiva vinculadas aos setores de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro são agentes responsáveis por promover este processo de articulação e estão convocados a comparecer às próximas reuniões, que dão continuidade às discussões cabíveis e à construção dos Colegiados Setoriais das Artes.

As sessões vão acontecer no Espaço Xisto Bahia (Barris – Salvador), das 18 às 22 horas, nos dias 16 de maio (quarta-feira), para as áreas de Audiovisual, Circo, Literatura e Teatro, e 17 de maio (quinta-feira), para Artes Visuais, Dança e Música.

Os Encontros Setoriais contam com a presença dos coordenadores das linguagens artísticas e dos membros da Diretoria da FUNCEB, que assumem a função de conduzir estas conjunturas, mas que só se fazem significativos com a adesão da sociedade. Tendo em vista o papel político intrínseco aos que trabalham com Artes e a necessidade de que se apropriem definitivamente dele, os artistas, produtores culturais, professores, pesquisadores, multiplicadores, estudantes e demais profissionais e pessoas interessadas estão convidados.

Além de pautar as questões específicas de cada área, na continuidade de consulta pública sobre as políticas culturais, os Encontros focam no plano de construção dos Colegiados Setoriais das Artes, previstos na Lei Orgânica da Cultura do Estado da Bahia. Sancionada pelo Governador da Bahia em 30 de novembro de 2011, a Lei nº 12.365 dispõe sobre a Política Estadual de Cultura e institui o Sistema Estadual de Cultura, com referências normativas e instrumentos que garantem a organização e o planejamento a longo prazo e de Estado da Cultura da Bahia.

O Colegiado Setorial que representará cada uma das linguagens artísticas será integrado por membros de instituições culturais públicas e privadas, de instituições de classe e de ensino, de iniciativas comunitárias, por grupos e indivíduos representativos de cada setor. Estas organizações, eleitas através deste processo contínuo e participativo, vão orientar e respaldar decisões políticas voltadas a cada área, atuando como instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas.

ENCONTROS SETORIAIS DAS ARTES
Datas:
16 de maio (quarta-feira), para Audiovisual, Circo, Literatura e Teatro
17 de maio (quinta-feira), para Artes Visuais, Dança e Música
Horário: 18 às 22 horas
Onde: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris. Salvador/BA)
Aberto ao público
Realização: FUNCEB/SecultBA

Anúncios

Os comentários estão desativados.