Concurso OSBA 30 Anos – “Residência Artística”

Certame vai selecionar propostas artístico-formativas para contratação por seis meses de músicos de orquestra

Em 2012, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) comemora 30 anos. Entre as ações de difusão, formação, intercâmbio e memória que vêm sendo realizadas na celebração deste marco, está o Concurso OSBA 30 Anos – “Residência Artística”. Com inscrições abertas até 6 de agosto, o certame é promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através do Teatro Castro Alves (TCA), que abriga os corpos estáveis de música e dança do Estado: OSBA e Balé Teatro Castro Alves (BTCA). O texto do edital e seus anexos estão disponíveis aqui.

Através de seleção de propostas artístico-formativas, o concurso vai contratar músicos profissionais de orquestra para fazer “residência artística” na OSBA pelo período de seis meses, a partir de 24 de setembro deste ano, no intuito de promover intercâmbio cultural, troca de experiências e aprendizado, contribuindo para a qualificação do corpo artístico e a dinamização da produção contemporânea em música na Bahia. As ações devem estar previstas em três eixos: estudo, prática e extensão, em atividades que estabeleçam a transferência de conhecimentos, tais como oficinas, workshops, masterclasses ou apresentações didáticas voltadas para a comunidade baiana, atuando na descentralização e na democratização do acesso à cultura.

Serão selecionadas até 30 propostas, em vagas e funções distribuídas em três famílias: cordas (spalla, concertino, contrabaixo, harpa, viola, violino e violoncelo), madeiras (clarineta/clarone, fagote, oboé e oboé/corne inglês) e metais (trombone e trompa). A remuneração, em valor bruto, para cada músico contratado, varia entre R$ 33 mil e R$ 48 mil pelo semestre, a depender de sua função e qualificação artística.

Podem se inscrever pessoas físicas, brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos, com atuação reconhecida na área da música de concerto. É também aberta a participação de estrangeiros com visto de trabalho regular. As inscrições, que exigem apresentação do Formulário de Inscrição preenchido e documentos complementares listados no edital, podem ser feitas presencialmente, no TCA, ou através dos Correios, por serviço Sedex ou similar, com Aviso de Recebimento (AR).

A comissão de seleção, composta por três membros, será presidida pelo Diretor Artístico da OSBA, Carlos Prazeres. Os resultados da 1ª fase, de análise das propostas, serão divulgados até 14 de agosto, quando se indicarão os pré-selecionados a serem submetidos a audições, que vão ser realizadas nas cidades de São Paulo (1º e 2 de setembro) e Salvador (3 e 4 de setembro), para comprovação de suas competências. Os resultados da 2ª fase serão publicados até o dia 6 de setembro, para posterior habilitação dos selecionados, tendo a lista final de contratados estabelecida até 21 de setembro.

Inscrições para o Concurso OSBA 30 Anos – “Residência Artística”
Até 6 de agosto de 2012
Inscrições presenciais:
No Teatro Castro Alves, Administração da OSBA (Praça 2 de Julho, s/n – Campo Grande, Salvador/BA, CEP: 40.080-121)
De segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas
Inscrições via postal:
Através do serviço Sedex ou similar com Aviso de Recebimento (AR), encaminhadas para o mesmo endereço.
Realização: OSBA/ TCA/ FUNCEB/ SecultBA

Anúncios

Os comentários estão desativados.