FUNCEB realiza encontro de articulação setorial no Macroterritório 2

Sociedade civil da região é convocada para dar prosseguimento ao processo de construção dos Colegiados Setoriais das Artes e ao debate sobre políticas públicas para Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), realiza encontro de articulação setorial para o Macroterritório 2 da Bahia no próximo dia 21 de julho (sábado), das 14 às 18 horas, na cidade de Cruz das Almas. A proposta é de reunir cidadãos dos três Territórios de Identidade da região (Litoral Norte – Agreste Baiano, Metropolitana de Salvador e Recôncavo) para que sejam eleitos agentes locais que, ao lado de representantes de todo o estado, assumam o compromisso de mobilizar pessoas e dar andamento ao processo de construção dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia: um trabalho feito em conjunto entre poder público e sociedade civil.

Este evento foi acertado quando da realização do FUNCEB ITINERANTE 2012, projeto que, pelo segundo ano consecutivo, levou os dirigentes da FUNCEB para visitar os seis macroterritórios baianos, para estabelecer contato com realidades distintas do estado em vistas à concepção das políticas públicas para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro. Outro importante objetivo da iniciativa nesta edição estava justamente em desenvolver o plano de construção dos Colegiados Setoriais das Artes no estado.

Neste sentido, a viagem do FUNCEB ITINERANTE, realizada em junho passado, passando por Teixeira de Freitas, Jequié, Santa Maria da Vitória, Seabra, Euclides da Cunha e, por fim, Cruz das Almas, permitiu a eleição de nomes oriundos de localidades diversas para fazerem parte dos Grupos de Articulação Setorial (GAS), que vão encaminhar este processo. No município de Cruz das Almas, visitado às vésperas do São João, os participantes concordaram em marcar esta eleição para data futura, firmando o acordo de haver representação maciça de artistas e profissionais das áreas culturais para o chegado momento.

Assim, com apoio dos representantes territoriais da SecultBA, dirigentes locais e Secretaria de Cultura de Cruz das Almas, este próximo encontro intenciona atrair artistas, produtores, gestores, professores, pesquisadores, multiplicadores, instituições, estudantes e demais profissionais e pessoas interessadas nas Artes que residam ou atuem nas cidades do Macroterritório 2, garantindo a representação destes municípios neste movimento.

Previstos na Lei Orgânica da Cultura do Estado da Bahia (Lei nº 12.365 de 30/11/2011), os Colegiados Setoriais que representarão cada uma das linguagens artísticas serão integrados por membros de instituições culturais públicas e privadas, de instituições de classe e de ensino, de iniciativas comunitárias, além de grupos e indivíduos representativos de cada setor. Estas organizações, eleitas através deste processo contínuo e participativo, vão orientar e respaldar decisões políticas voltadas a cada área, atuando como instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas.

ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO SETORIAL DA FUNCEB NO MACROTERRITÓRIO 2
Artes Visuais | Audiovisual | Circo | Dança | Literatura | Música | Teatro
Quando: 21 de julho (sábado), 14 às 18 horas
Onde: Cruz das Almas
Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves (Rua 31 de Março, s/n – Centro)
Aberto ao público
Informações:
Assessoria de Relações Institucionais da FUNCEB
(71) 3324-8549 / kuka.matos@funceb.ba.gov.br
Prefeitura Municipal de Cruz das Almas / Secretaria de Cultura
(75) 3621-8417 / pmca.secla@hotmail.com
Realização: FUNCEB/ SecultBA

Anúncios

Os comentários estão desativados.