Mostra coreográfica celebra formatura da XXII Turma do Curso de Educação Profissional da Escola de Dança da FUNCEB

26 novos artistas profissionais apresentam trabalhos de conclusão de curso

Nas noites de 23, 24 e 25 de julho, a partir das 19 horas, o palco do Espaço Xisto Bahia (Barris – Salvador/BA) vai receber a mostra coreográfica de formatura da XXII Turma do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, oferecido pela Escola de Dança da FUNCEB, integrada ao Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Serão novos artistas apresentando, cada um, seu trabalho de conclusão de curso, em forma de concepção e realização de coreografias, em sessões abertas ao público, com entrada gratuita.

“Temos o prazer de apresentar à sociedade 26 jovens artistas – um número significativo para a realidade da Escola de Dança da FUNCEB. Eles, com certeza, estarão contribuindo para o cenário das artes e da cultura na Bahia. Nossa expectativa é de que eles continuem em um processo contínuo de formação e qualificação artístico-profissional e, em especial, como cidadãos”, afirma Beth Rangel, diretora da Escola de Dança da FUNCEB/CFA.

Com duração de dois anos e meio, o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio trabalha na formação técnica através do desenvolvimento de habilidades básicas e específicas, nas dimensões técnico-criativas, cognitivas e produtivas da linguagem da dança. No percurso da formação, os estudantes têm acesso a uma gama de informações e experiências artístico-pedagógicas em dança e de caráter prático-teórico, perpassando os diferentes modos de estudar dança e desvendando técnicas de movimento como a capoeira, a dança moderna, o balé clássico, as danças afro e populares, além de diferentes proposições em técnicas contemporâneas. Em articulação com estes conteúdos técnicos, os alunos desenvolvem também reflexões sobre a dança, a educação e o corpo numa perspectiva histórica, estética e cinesiológica, culminando com as experimentações artísticas e configurações coreográficas a partir dos Laboratórios de Criação. Além de tudo isso, há práticas envolvendo interfaces com tecnologias, a exemplo do vídeo e da fotografia, e a transversalidade com outras linguagens artísticas.

Em 2009, o currículo do Curso foi revisado e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e Secretaria da Educação da Bahia (SEC), passando a seguir referenciais contemporâneos da educação e da dança. Também a partir de um diálogo com a Superintendência da Educação Profissional (SUPROF), o Curso vem consolidando a relação entre educação e trabalho, ampliando o olhar e o compromisso com a formação e a qualificação do jovem na perspectiva do acesso, ocupação e geração de renda no mercado profissional e na sociedade. Nesta perspectiva, todo o trajeto percorrido pelos alunos é, desde o segundo semestre de aulas, subsidiado por etapas de estágios nas quais os futuros profissionais têm a possibilidade de vivenciar experiências na condição de criadores, intérpretes e multiplicadores, observando ainda a dinâmica de gestão e produção cultural na atualidade.

Todo este investimento se reflete, também, no ingresso destes profissionais na universidade, em especial nos cursos de Dança e Bacharelado Interdisciplinar da Universidade Federal da Bahia. Outros partem para o fazer artístico como bailarinos e/ou coreógrafos, participando de grupos e montagens de dança. Há, ainda, uma grande incidência desses jovens aristas participando – e sendo selecionados – com propostas de Dança em editais de fomento estaduais e nacionais.

Mostra coreográfica de formatura
XXII Turma do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança
Quando: 23, 24 e 25 de julho (segunda, terça e quarta), 19 horas
Onde: Espaço Xisto Bahia
(Rua General Labatut, 47 – Barris; subsolo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia)
Quanto: Grátis
Realização: Escola de Dança da FUNCEB/ CFA/ FUNCEB/ SecultBA

Escola de Dança da FUNCEB
Endereço: Rua da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus – Pelourinho
Telefones: 71 3116-6641/ 3116-6533/ 3116-6515

Anúncios

Os comentários estão desativados.