“Sebastiana, a Versátil do Teatro ou Muleque, Cê me Deixe” ocupa feiras livres de Salvador

Espetáculo de rua é resultado de projetos do Grupo de Teatro Roda Moinho apoiados pela SecultBA

Sebastiana e Bartolomeu, um casal de sertanejos que, depois de passar por diversas cidades do sertão nordestino, chega a Salvador para apresentar um espetáculo de teatro de rua e realizar o grande sonho de Sebastiana: tornar-se a mais nova diva do teatro baiano de feiras. Este é o enredo do espetáculo Sebastiana, a Versátil do Teatro ou Muleque, Cê me Deixe, que ocupa, neste fim de julho, a Feira de São Joaquim, em Água de Meninos, e, no início de agosto, o Centro de Abastecimento de Paripe, num total de 10 apresentações gratuitas. A iniciativa faz parte de projetos do Grupo de Teatro Roda Moinho apoiados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do edital de Apoio a Grupos Artísticos do Estado da Bahia, da Fundação Cultural do Estado (FUNCEB), e da Demanda Espontânea, do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

A montagem é fruto de uma pesquisa do grupo feita durante um ano em feiras livres de sete cidades da Bahia (Iaçu, Itaberaba, Ruy Barbosa, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Casa Nova e Remanso), além da pernambucana Petrolina. As feiras são então tomadas como ambientes germinadores do teatro, lugar de encontro entre artistas e público, e a peça resulta da compreensão do espaço a partir destas relações existentes entre vendedores e clientes, entre comadres e compadres, entre pais e filhos no ambiente de trabalho. A partir disso e do uso das poéticas de formas animadas, com manipulação de bonecos de tecido e de objetos, teatro de máscaras e palhaço, Sebastiana e Bartolomeu dão vida a causos, sorrisos, olhares e conexões dessa experiência. Em paralelo, a mostra Espía Só o Balaio do Moinho, com fotografias de Alex Oliveira que demonstram momentos destas aventuras, é exposta nos locais visitados.

Os personagens são interpretados por Rosa Adelina e Alexandre Geisler (que também assina o cenário e figurino, este ao lado de Rosa Adelina), sob direção de Toni Edson. Quatro profissionais estiveram envolvidos em preparações técnicas: Marcelo Jardim, na preparação vocal; Gil Teixeira, na preparação de formas animadas; João Lima, na preparação de palhaço; e Rosa Adelina, na preparação de teatro de máscaras.

Sebastiana, a Versátil do Teatro ou Muleque, Cê me Deixe
Feira de São Joaquim (Galpão Água de Meninos)
20 de julho (sexta-feira), 9h30
21 de julho (sábado), 9h30 e 15h00
26 de julho (quinta-feira), 9h30
28 de julho (sábado), 9h30 e 15h00
Centro de Abastecimento de Paripe
2 de agosto (quinta-feira), 9h30 e 15h00
4 de agosto (sábado), 9h30
11 de agosto (sábado), 9h30
Gratuito
Realização: Grupo de Teatro Roda Moinho
Apoio Financeiro: FUNCEB/ FCBA/ SecultBA/ Sefaz

Anúncios

Os comentários estão desativados.