FUNCEB e ABEH promovem mesa sobre literatura e diversidade sexual em congresso internacional

Debate acontece dentro da programação do VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero

No próximo dia 2 de agosto (quinta-feira), das 16h30 às 18h30, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), e a Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) realizam a mesa “Expressões e rumos da diversidade sexual na literatura: autores, obras e críticas” dentro da programação do VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, que acontece no auditório do Pavilhão de Aulas 3 (PAF-3) do Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O encontro literário é aberto ao público, com entrada gratuita.

Entre os convidados para o debate, estão os escritores João W. Nery (autor de Viagem Solitária – Memórias de um Transexual 30 Anos Depois), Lima Trindade (autor de Supermercado da Solidão e Coração Blues e Serpentinas), Marco Lacerda (de Clube dos Homens Bonitos e As Flores do Jardim da Nossa Casa), além de Állex Leilla (escritora e professora da Universidade Estadual de Feira de Santana) e Rick Santos (professor da State University of New York – Binghamton). A mesa será coordenada por Paulo Garcia (Universidade do Estado da Bahia).

“Poucas são as oportunidades de fazer circular e divulgar a literatura que trata de temas ligados a outros modos de sexualidade. Estamos mais uma vez ampliando e diversificando o olhar sobre o campo literário”, afirma a coordenadora de Literatura da FUNCEB, Milena Britto, que complementa: “Reunimos nesta mesa autores de reconhecido valor artístico, criando a situação apropriada para debater e difundir esse aspecto da arte literária, e ainda ter acesso ao público leitor destas obras, muitas vezes desprezado por razões de preconceito ou desconhecimento”.

Com o tema “Memórias, rumos e perspectivas dos estudos sobre a diversidade sexual e de gênero”, o VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, promovido pela ABEH, vai reunir em Salvador pesquisadores e ativistas de todo o mundo entre os dias 1º e 3 de agosto. Esta edição baiana é a maior da história do evento, que já aconteceu no Espírito Santo, Brasília, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Norte. Cerca de 430 trabalhos de pesquisadores de diversos países foram inscritos em sessões de comunicação e mesas coordenadas, além de 12 trabalhos na mostra artística. A abertura oficial, na Reitoria da UFBA (1º de agosto, 18 horas), traz conferência de Jack Halberstam, professor da University of Southern Califórnia, e apresentação de Ana Dumas, com seu carrinho multimídia. No segundo dia, também acontece lançamento de 30 livros. Por fim, no dia 3, no Pelourinho, às 21 horas, um show de encerramento apresenta a Drag Queen Divina Valéria e a cantora Márcia Short. A programação completa está no site www.abeh.org.br.

Expressões e rumos da diversidade sexual na literatura: autores, obras e críticas
Parte do VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero
Quando: 2 de agosto (quinta-feira), 16h30 às 18h30
Onde: Auditório do Pavilhão de Aulas 3 (PAF-3) da UFBA (Campus de Ondina)
Quanto: Gratuito
Realização: FUNCEB/ ABEH

Anúncios

Os comentários estão desativados.