Alunos da Escola de Dança da FUNCEB vão participar do Criança Esperança

Companhia de Dança Infanto-Juvenil da FUNCEB se apresenta para todo o Brasil no projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO

A Companhia Infanto-Juvenil de Dança da FUNCEB embarca amanhã, 15 de agosto, para o Rio de Janeiro, para participar do show da 27ª edição do Criança Esperança, projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO – Órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Coreografada por Denny Neves, a Companhia é integrada por 16 jovens de 13 a 17 anos, do Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB, unidade do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). O Criança Esperança 2012 será gravado neste sábado, 18 de agosto, na Arena HSBC Brasil, na Barra da Tijuca, e transmitido na mesma data em rede nacional para todo o Brasil, com o tema “A esperança é o que nos move”, contando histórias dos imigrantes que escolheram o país como sua nova pátria.

Bem impressionado com a qualidade artística, a apropriação dos elementos da cultura africana e a atuação do grupo, o diretor geral do show Criança Esperança, Ulysses Cruz, que conheceu a Companhia na Mostra Brasil Juventude com Arte, também no Rio de Janeiro, no último mês de maio, enviou representantes do projeto para Salvador, para ver de perto mais uma encenação dos jovens. Assim, em julho passado, representantes do Criança Esperança estiveram na capital baiana para assistir ao espetáculo Ritos de Passagem, encenado no palco do Espaço Xisto Bahia pela celebração das conquistas obtidas desde a formação da Companhia, em 2010: a primeira constituída por crianças e adolescentes da Escola de Dança, que vem investindo não somente em aulas de dança para a formação do dançarino, mas também na prática artística.

Para Beth Rangel, diretora do CFA e da Escola de Dança da FUNCEB, a ida do grupo de alunos para participar do show é resultado de ações continuadas desenvolvidas pela instituição. Assim também pensa a produtora Zilda Raggio, que integra a equipe de direção do Criança Esperança: “Fiquei admirada com a qualidade da dança, a história de vida das crianças, o trabalho coreográfico, além do figurino produzido pelo próprio coreógrafo Denny Neves”, opinou ela.

Fundada em 1984, a Escola de Dança da FUNCEB constituiu-se como a primeira escola pública do gênero no país. Além do Curso Preparatório – que atende a crianças a partir dos cinco anos de idade e tem um total de 11 níveis, acompanhando a evolução e o crescimento de seus alunos até os 17 anos –, oferece Cursos de Qualificação Profissional, Cursos Livres e o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança. A instituição atende especialmente cidadãos de classes menos favorecidas, oriundos de escolas públicas e moradores de bairros populares, iniciando, formando e qualificando jovens de comunidades de Salvador e dando uma sólida opção educacional, artística e profissional para eles. A Escola destaca-se ainda como lugar privilegiado para disseminação da cultura baiana, na perspectiva de uma educação integral e cidadã, alinhada às políticas dos Ministérios da Cultura e da Educação e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Anúncios

Os comentários estão desativados.