FUNCEB e Funarte oferecem oficinas gratuitas de artes visuais e circo

ATENÇÃO!
As vagas disponibilizadas para as oficinas de
Fotografia Vernacular & Fotopintura, Oficina de Tecido e Oficina de Acrobacias já foram ocupadas. As inscrições para estes cursos estão encerradas. Consulte outras opções na área de Circo disponíveis nesta postagem.

Estão abertas inscrições para cinco cursos que disponibilizam um total de 110 vagas e ampliam ações de formação artística na Bahia

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), abre inscrições para oficinas gratuitas nas áreas de artes visuais e artes circenses para interessados em conhecer e desenvolver suas aptidões nestas linguagens. Ao todo, 110 vagas são oferecidas, ampliando as ações de formação artística na Bahia. Cada um dos cursos tem critérios específicos de participação e todos exigem apresentação de formulários de inscrição, disponíveis para download no final deste texto.

Em artes visuais, antigas técnicas fotográficas são exploradas de novas formas na oficina Fotografia Vernacular & Fotopintura. Em circo, quatro cursos – três deles em diferentes locais de Salvador e um em Camaçari – englobam técnicas de tecido, lira e trapézio, acrobacia, tranca e icários. As aulas vão acontecer durante o mês de setembro, em distintos períodos e horários.

ARTES VISUAIS
A oficina Fotografia Vernacular & Fotopintura, ministrada por Titus Riedl, faz parte do programa de formação da Coordenação de Artes Visuais e do Centro de Formação em Artes da FUNCEB, local onde acontecerão as aulas, entre 24 a 30 de setembro (nos dias úteis, no turno vespertino; no final de semana, nos dois turnos). A atividade pretende mostrar formas diferentes de lidar com a fotografia através de técnicas tradicionais e populares como fotografia lambe-lambe, fotografia de monóculos, lonas pintadas, fotografia votiva e, sobretudo, fotopintura.

Com 20 vagas, o curso dirige-se a fotógrafos, artistas visuais, pesquisadores e estudantes da área. Para se inscrever, o interessado deve enviar o Formulário de Inscrição exclusivamente via internet, para o e-mail artesvisuais.funceb@gmail.com, até o dia 6 de setembro. As vagas serão ocupadas por ordem de recebimento e, caso necessário, será criada uma lista de suplência.

Esta realização é resultado de uma proposta de parceria do Centro de Artes Visuais (CEAV) da Funarte, cujo projeto Desafios Contemporâneos: Oficinas sobre Artes Visuais leva profissionais das artes a diversas cidades brasileiras, com o intuito de promover um intercâmbio entre os saberes do campo das artes visuais no país.

ARTES CIRCENSES
A inscrição para a Oficina de Tecido, na cidade de Camaçari, é a única que deve ser feita exclusivamente no local das aulas, o Teatro Cidade do Saber, onde os interessados devem se apresentar até o dia 31 de agosto. Este curso, com a instrutora Aline Amado, é voltado para artistas iniciantes ou com conhecimento básico e visa à formação e/ou qualificação em balé aéreo, que trabalha com força, equilíbrio e movimentos no aparelho de tecido. Com 20 vagas, as aulas acontecem nos dias 1º, 2, 4 e 6 de setembro (no sábado, à tarde; nos outros dias, nos dois turnos).

Já as inscrições para as três oficinas em Salvador podem ser feitas via e-mail (através do endereço circo@funceb.ba.gov.br) ou presencialmente, nos locais das aulas ou na sede da FUNCEB. Na Oficina de Lira e Trapézio, ministrada por Milena Gouvêa, com 20 vagas, será possível realizar movimentos corporais através de equilíbrio, força e habilidades específicas na realização dos truques, aprendendo técnicas para os dois aparelhos. O Circo Maravilha, em São Gonçalo, será a sede do curso, que transcorre entre 10 e 14 de setembro, nos dois turnos. Artistas iniciantes ou com conhecimento básico podem se inscrever até 7 de setembro.

Na Oficina de Acrobacias, com o professor Antonio Marcos, os participantes vão aprender algumas técnicas para iniciação a saltos através de trampolim e plintos, na execução de rolamentos, paradas, reversões e outros truques. Também voltada a iniciantes e artistas com conhecimento básico, o curso, com 30 vagas, acontece no Centro de Formação em Artes da FUNCEB (Pelourinho). As inscrições vão até 7 de setembro e as aulas, de 11 a 15 de setembro, são no turno vespertino.

Por fim, a Oficina de Tranca e Icários, única que exige conhecimento médio ou avançado em artes circenses, permitirá aos participantes a manipulação com os pés e mãos (antipodismo) de objetos e aparelhos, além do aperfeiçoamento de acrobacias em duplas. Ministradas por Roberta Justen, as aulas acontecerão de 24 a 28 de setembro (quatro dias à tarde e um dia à noite), no Espaço Xisto Bahia (Barris), com 20 alunos. As inscrições vão até 17 de setembro.

Oficinas de Artes Visuais e Artes Circenses
Realização: FUNCEB/ SecultBA/ Funarte/ MinC
Informações Artes Visuais: (71) 3324-8519
Informações Artes Circenses: (71) 3324-8517

Fotografia Vernacular & Fotopintura
= INSCRIÇÕES
Quando: Até 6 de setembro
Onde: exclusivamente via e-mail, pelo endereço artesvisuais.funceb@gmail.com
Quanto: Gratuito
Público-alvo: Fotógrafos, artistas visuais, pesquisadores e estudantes da área
Número de vagas: 20 alunos
= AULAS
Quando: 24 a 30 de setembro (segunda a domingo)
Horários: segunda a sexta, 14h às 19h; sábado, 9h às 12h e 14h às 18h; domingo, 9h às 12h e 14h às 17h
Onde: Centro de Formação em Artes da FUNCEB (Pelourinho)

Oficina de Tecido
= INSCRIÇÕES
Quando: Até 31 de agosto, 9h às 12h e 13h às 17h
Onde: exclusivamente no local das aulas: Teatro Cidade do Saber (Camaçari)
Quanto: Gratuito
Público-alvo: Artistas iniciantes ou com conhecimento básico
Número de vagas: 20 alunos
= AULAS
Quando: 1, 2, 4 e 6 de setembro (sábado, domingo, terça e quinta)
Horários: sábado, 15h às 17h; domingo, terça e quinta, 9h às 12h e 14h às 17h
Onde: Teatro Cidade do Saber (Camaçari)

Oficina de Lira e Trapézio
= INSCRIÇÕES
Quando: Até 7 de setembro
Onde: via e-mail (pelo endereço circo@funceb.ba.gov.br) ou presencialmente, na sede da FUNCEB (Pelourinho) ou no local das aulas
Quanto: Gratuito
Público-alvo: Artistas iniciantes ou com conhecimento básico
Número de vagas: 20 alunos
= AULAS
Quando: 10 a 14 de setembro (segunda a sexta)
Horários: 10h às 12h e 13h às 15h
Onde: Circo Maravilha (São Gonçalo)

Oficina de Acrobacias
= INSCRIÇÕES
Quando: Até 7 de setembro
Onde: via e-mail (pelo endereço circo@funceb.ba.gov.br) ou presencialmente, na sede da FUNCEB (Pelourinho) ou no local das aulas
Quanto: Gratuito
Público-alvo: Artistas iniciantes ou com conhecimento básico
Número de vagas: 30 alunos
= AULAS
Quando: 11 a 15 de setembro (terça a sábado)
Horários: 14h às 18h
Onde: Centro de Formação em Artes da FUNCEB (Pelourinho)

Oficina de Tranca e Icários
= INSCRIÇÕES
Quando: Até 17 de setembro
Onde: via e-mail (pelo endereço circo@funceb.ba.gov.br) ou presencialmente, na sede da FUNCEB (Pelourinho) ou no local das aulas
Quanto: Gratuito
Público-alvo: Artistas com conhecimento médio ou avançado
Número de vagas: 20 alunos
= AULAS
Quando: 24 a 28 de setembro (segunda a sexta)
Horários: 14h às 18h, com exceção do dia 26 de setembro, que é das 18h às 22h
Onde: Espaço Xisto Bahia (Barris)
Exemplo de Tranca e Ícaros (Youtube)

BAIXE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA O CURSO DO SEU INTERESSE:
Formulário de Inscrição – Fotografia Vernacular & Fotopintura
Formulário de Inscrição – Oficina de Tecido
Formulário de Inscrição – Oficina de Lira e Trapézio
Formulário de Inscrição – Oficina de Acrobacias
Formulário de Inscrição – Oficina de Tranca e Icários

Anúncios

Os comentários estão desativados.