Show com Markus Popp e artistas latino-americanos em Salvador

Repertório inédito resultante do projeto Música em Trânsito, da FUNCEB e Goethe Institut Bahia, é apresentado gratuitamente ao público

A partir do projeto Música em Trânsito, uma parceria entre a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e o Goethe Institut Bahia, o músico, DJ e produtor alemão Markus Popp vem conduzindo, em Salvador, um processo de criação colaborativa junto com artistas da América Latina, incluindo duas cantoras baianas. Esta convivência em estúdio de gravação, iniciada no último dia 20 de agosto e com duração de duas semanas, vai resultar em repertório inédito que, além de gerar a produção de um CD, será apresentado gratuitamente ao público no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, no dia 1º de setembro (sábado), às 20 horas.

Aiace Felix, participante da Orquestra Afro-Sinfônica e cofundadora do grupo musical Sertanília, e Emilia Suto, que vem atuando como solista lírica em orquestras, são as vozes da Bahia que participam da ação. Elas foram selecionadas através de Chamada Pública, voltada especialmente a profissionais com experiência nos gêneros lírico, jazz ou popular-tradicional.

Ao lado delas, estarão Dandara Modesto, jovem cantora, estudante de teatro e bailarina paulistana; Agustín Albrieu, cantor, compositor e instrumentista argentino; Andrés Gualdrón, colombiano que mescla música experimental com a tradicional latino-americana; Maité Gadea, intérprete de diversos ritmos e atriz do Uruguai; e Hana Kobayashi, cantora venezuelana de origem japonesa. Estes artistas vieram à Bahia com apoio dos institutos Goethe de suas origens.

À frente do processo, está Markus Popp, de codinome Oval, produtor de música eletrônica contemporânea, entre os mais renomados e influentes nomes desta área em plano internacional. Seus discos, remixes e trilhas sonoras são tidos como clássicos atemporais e até como divisores de água do gênero. Ele também vai realizar, no dia 5 de setembro, um workshop gratuito na cidade no intuito de promover uma troca entre os âmbitos musicais baiano e alemão. As 20 vagas disponibilizadas para este encontro já foram ocupadas e as inscrições estão encerradas.

Esta edição do Música em Trânsito dá continuidade ao projeto lançado pelo Goethe Institut Bahia, realizado em 2009 com apoio da FUNCEB, quando dois artistas alemães – Dirk Dresselhaus e Michael Beckett, do grupo berlinense Schneider TM – e cinco baianos, entre músicos, cantores e um DJ, compuseram e gravaram músicas, registradas no CD promocional Sessões de Açúcar, e também fizeram show no Pelourinho. Desta vez, as duas instituições atuam em parceria, investindo no compartilhamento de expressões diversas da música contemporânea como um meio eficaz para a qualificação de profissionais e suas obras, bem como para o fortalecimento de sua presença no mercado local, brasileiro e internacional, difundindo a música produzida na Bahia mundialmente também através dos desdobramentos possibilitados pela iniciativa.

Música em Trânsito
Show de encerramento
Onde: Largo Tereza Batista (Pelourinho)
Quando: 1º de setembro (sábado), 20 horas
Quanto: Gratuito
Informações: 71 3324-8524 / musica.transito@funceb.ba.gov.br
Realização: Goethe Institut Bahia/ FUNCEB/ SecultBA

Anúncios

Os comentários estão desativados.