Ação Poética nas Comunidades ocupa Alagados sob o encanto da poesia

Projeto de intervenção artística e social promove oficinas e evento poético entre os dias 11 e 15 de setembro

Levando a poesia, em sua diversidade de estilos e abordagens, a comunidades populares, o Ação Poética nas Comunidades chega à região de Alagados, em Salvador, entre os dias 11 e 15 de setembro. Iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), através da Diretoria de Espaços Culturais e o Espaço Cultural Alagados, o projeto, em seus primeiros quatro dias (11 a 14 de setembro, terça a sexta), vai promover oficinas artísticas gratuitas para crianças, jovens e adultos, culminando, na última data (15 de setembro, sábado, a partir das 15 horas), numa grande ação de intervenção artística e social aberta ao público.

Junto aos moradores e amigos da comunidade de Alagados, 10 artistas/coletivos, atuantes nas áreas literárias, poéticas ou na interação delas com outras linguagens artísticas, participam desta 2ª edição do projeto. Eles vão mostrar, através de seus trabalhos, possibilidades do uso da palavra em diversas expressões das artes, explorando a interdisciplinaridade da poesia e as suas inúmeras potencialidades. Assim, a palavra poética extrapola os espaços canônicos e invade o ambiente urbano, deixando-o mais colorido, mais leve e mais humano.

Todos os profissionais que vão fazer parte do Ação Poética em Alagados foram selecionados através de Chamada Pública realizada pela FUNCEB, que atraiu 132 inscritos. Conforme as vagas disponibilizadas, três artistas/coletivos foram selecionados para promover oficinas, além de para participar da intervenção final: Ramon Coutinho, com apoio do Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL); Laura Castro, Flávio Oliveira e Tiago Ribeiro; e Douglas de Almeida. Eles vão trabalhar interlocuções da poesia com o audiovisual, as artes visuais e o teatro, em cursos com carga horária de 12 horas.

Os resultados das oficinas serão apresentados na ação poética do dia 15 de setembro, reunindo, além dos alunos e professores, os sete outros artistas/coletivos: Grupo Concertos Artes Integradas (Cristina Dantas, Alexandre Bloisi e Jailton Paim); Grupo Importuno Poético (Lutigarde Oliveira, Cléa Barbosa e Jocelia Fonseca); Karina Rabinovitz; Marcos Peralta e Coletivo Poesia Além das Sete Praças; Pardal do Jaguaripe; Sandro Sussuarana (Sarau da Onça); e Thais Alves (Projeto Leituras Musicadas).

O Ação Poética nas Comunidades estreou em 25 de março passado, na comunidade do Solar do Unhão, na Avenida Contorno, em edição-piloto. A sua proposta é de contribuir para amenizar carências socioculturais, intervindo em locais que apresentem tensão social, problemas de violência e escassez de bens culturais, proporcionando um tempo e um espaço para a reflexão.

As oficinas do Ação Poética em Alagados
Na turma de A Poética dos Olhares Periféricos, com 20 vagas para jovens e adultos, a relação entre poesia e audiovisual será trabalhada em aulas teóricas e atividades práticas, para produção de vídeos documentais que revelem as narrativas poéticas existentes na periferia de Salvador. As aulas, ministradas por Ramon Coutinho com apoio do Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL), acontecerão das 14 às 17 horas.

Em Grafias Expandidas: Intervenções Poéticas com Serigrafia e Estêncil, com os facilitadores Laura Castro, Flávio Oliveira e Tiago Ribeiro, literatura e artes visuais se encontram. São 25 vagas para jovens e adultos interessados na experimentação do elemento visual da palavra para uso das técnicas de serigrafia e de estêncil a fim de criar objetos literários, desde o livro até intervenções poéticas. As aulas são também das 14 às 17 horas.

Já a criançada participa da oficina Poesia Cidadã, voltada para 20 meninos e meninas dos 8 aos 12 anos, com aulas das 9 às 12 horas. O ministrante Douglas de Almeida propõe unir poesia e teatro através da leitura e discussão de cordéis e poemas de escritores como Castro Alves, Cecília Meireles, Sérgio Vaz e Damário Dacruz, com jogos, dinâmicas e exercícios para criação de uma performance poético-teatral.

Ação Poética em Alagados
Onde: Espaço Cultural Alagados e região
Oficinas: 11 a 14 de setembro (terça a sexta)
Ação Poética: 15 de setembro (sábado), 15h
Quanto: Grátis
Informações:
Coordenação de Literatura da FUNCEB
71 3324-8507
acao.poetica@funceb.ba.gov.br
www.fundacaocultural.ba.gov.br
Realização: FUNCEB/ SecultBA
Apoio: Espaço Cultural Alagados/ DEC/ Sudecult

Oficinas
A Poética dos Olhares Periféricos
Ministrante: Ramon Coutinho, com apoio do Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL)
Público-alvo: Jovens e adultos (20 vagas)
Horário das aulas: 14h às 17h

Grafias Expandidas: Intervenções Poéticas com Serigrafia e Estêncil
Ministrantes: Laura Castro, Flávio Oliveira e Tiago Ribeiro
Público-alvo: Jovens e adultos (25 vagas)
Horário das aulas: 14h às 17h

Oficina Poesia Cidadã
Ministrante: Douglas de Almeida
Público-alvo: Crianças de 8 a 12 anos (20 vagas)
Horário das aulas: 9h às 12h

Anúncios

Os comentários estão desativados.