Exposição Risco, de Zé de Rocha, é aberta na Galeria do Conselho

Mostra é uma das selecionadas no programa de cessão de pautas gratuitas da FUNCEB

Do risco que se faz como um traço ao risco que significa perigo, o artista plástico baiano Zé de Rocha apresenta sua atual produção na exposição Risco, que traz imagens criadas com a queima e a fuligem provenientes das espadas de fogo, em grandes painéis de lona e em vídeo. Selecionada no programa de cessão de pautas gratuitas em galerias da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) para o ano de 2012, a mostra, que tem curadoria de Sonia Rangel, será aberta nesta sexta-feira, 5 de outubro, às 19 horas, na Galeria do Conselho (Campo Grande, Salvador/BA), onde ficará em cartaz até 2 de novembro, com visitação gratuita de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

Para construir as obras, o artista apropria-se de um artefato peculiar feito com bambu, argila e pólvora (espécie de busca-pé) chamado de espada ou espada de fogo, desvinculando-o de seu emprego original e utilizando-o como instrumento para riscar/desenhar. A espada de fogo faz parte da Queima de Espadas, manifestação cultural que ocorre durante os festejos juninos em todo o recôncavo baiano, principalmente em Cruz das Almas, cidade natal de Zé de Rocha. Graduado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atualmente é aluno no curso de Pós-Graduação em Artes Visuais, o artista propõe ao espectador uma experiência estética a partir do fascínio exercido pelo fogo e pelo perigo, da convivência com o risco como fator inerente a toda atividade humana.

O programa de cessão de pautas gratuitas em galerias da FUNCEB registrou, este ano, 40 propostas inscritas, sendo sete delas oriundas do interior da Bahia. Deste total, 11 foram selecionadas – sete de Salvador e quatro de outras cidades baianas – e vêm ocupando, além da Galeria do Conselho, também a Galeria do Xisto Bahia, nos Barris.

Exposição Risco
Onde: Galeria do Conselho
Av. Sete de Setembro, 1330 – Campo Grande (anexa ao Palácio da Aclamação), Salvador/BA.
Tel.: 71 3117-6193
Abertura: 5 de outubro (sexta-feira), 19 horas
Visitação: 7 de outubro a 2 de novembro, segunda a sexta, 9 às 17 horas
Quanto: Grátis
Apoio: FUNCEB/ SecultBA

Anúncios

Os comentários estão desativados.