Espetáculo da Escola de Dança da FUNCEB comemora o Dia das Crianças no TCA.Criança

Alunos do Curso Preparatório encenam O Baile do Menino e fazem uma apresentação de crianças para crianças

Como acontece anualmente, o Teatro Castro Alves reserva pautas especiais no mês de outubro para celebrar o Dia das Crianças, dentro da programação do TCA.Criança. Neste ano, os alunos do Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB, que vêm consolidando importantes realizações e conquistando cada vez mais reconhecimento na área artístico-cultural Bahia afora, ocupam o palco principal com O Baile do Menino, um conjunto de nove coreografias representativas das manifestações populares e tradicionais brasileiras, num grande e colorido espetáculo feito por crianças para crianças. Serão duas sessões abertas ao público, com entrada gratuita, nos dias 11 e 12 de outubro (quinta e sexta-feira), às 16 horas.

A montagem revela o processo de desenvolvimento artístico e educativo vivenciado por alunos de sete a 17 anos, destacando elementos culturais que valorizam a diversidade como principal fundamento. O Baile do Menino tem figurinos e adereços de Denny Neves e coreografias dos professores da Escola de Dança da FUNCEB, que integra o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

“Desejo que a atenção e a energia dispensadas às crianças ao longo do mês de outubro sejam estendidas por todo o ano. Todo dia é dia de criança”, afirma a diretora da Escola de Dança da FUNCEB, Beth Rangel, que complementa: “Apresentar O Baile do Menino é compartilhar com a sociedade um trabalho que é desenvolvido ao longo do ano por uma escola pública de dança. Serão, aqui, crianças homenageando outras crianças”.

O Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB atende a crianças a partir dos cinco anos de idade e tem um total de 11 níveis, acompanhando a evolução e o crescimento de seus alunos até os 17 anos. Desta forma, inicia jovens de comunidades de Salvador na formação em Dança e dá uma sólida opção educacional, artística e cultural para eles.

Sobre a Escola de Dança da FUNCEB: Fundada em 1984, a Escola de Dança da FUNCEB constituiu-se como a primeira escola pública do gênero no país. Com sede no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, capital da Bahia, a instituição reflete a identidade cultural do estado, reconhecendo, valorizando e disseminando suas origens e diversidade, na perspectiva de uma educação integral, democrática e cidadã. A Escola de Dança da FUNCEB atende uma média anual de mais de mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, em especial afrodescendentes, oriundos de escolas públicas e moradores de bairros populares. Atua na iniciação, formação técnica e qualificação em dança, alinhada às políticas dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Outro comprometimento é com a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras e inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. Para tanto, a Escola de Dança da FUNCEB garante a inclusão de disciplinas como Dança Afro, Danças Populares e Capoeira nos currículos de seus cursos e realiza eventos de valorização de conteúdos relacionados às matrizes culturais que também estruturam a dança feita na Bahia. O trabalho contínuo da Escola de Dança da FUNCEB traz resultados sólidos para o cenário desta linguagem artística no estado. Através de parcerias com grupos e projetos artísticos, mostras e circulação de produtos, alunos e ex-alunos da instituição vêm conquistando reconhecimento em todo o país, inclusive com premiações em festivais e editais de apoio à Cultura em todo o Brasil.

O Baile do Menino
Estrelado por crianças e adolescentes alunos da Escola de Dança da FUNCEB
Quando: 11 e 12 de outubro, 16 horas
Onde: Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande. Salvador/BA)
Quanto: Grátis
Censura: Livre
Mais informações: 71 3116-6518
Realização: Escola de Dança da FUNCEB/ CFA/ TCA/ FUNCEB/ SecultBA

Anúncios

Os comentários estão desativados.