Marco Illuminati apresenta fotografias na exposição Cadê a Bonita?

Mostra é uma das selecionadas no programa de cessão de pautas gratuitas da FUNCEB e ocupa a Galeria Pierre Verger

Com projeto expositivo do arquiteto Federico Calabrese, pesquisa a cargo do Prof. Dr. José Eduardo Ferreira Santos e curadoria de Sergio Guedes, a exposição Cadê a Bonita? reúne 36 obras do fotógrafo Marco Illuminati, italiano radicado no Brasil. A mostra é uma das selecionadas no programa de cessão de pautas gratuitas em galerias da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) para o ano de 2012 e vai ser aberta na Galeria Pierre Verger (Barris, Salvador/BA) na próxima sexta-feira, 26 de outubro, às 19 horas, onde terá então visitação até 25 de novembro, com entrada gratuita.

As fotos retratam mulheres de todas as idades, moradoras da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, região que o autor frequentou durante dois anos, participando do projeto sociocultural e educativo O Acervo da Laje. “Tentei ficar o mais longe possível da retórica da favela, excluindo qualquer manifestação de miséria ou de pura documentação, abraçando, pelo contrário, uma visão íntima do contexto tratado, com foco nas pequenas coisas do cotidiano na órbita das mulheres, simples momentos que marcassem simples afazeres”, descreve Marco. Parte dos trabalhos é apresentada em paletes de madeira, como suportes que formam módulos distribuídos no chão, em torno dos quais os visitantes poderão circular.

Uma das preocupações do fotógrafo na realização deste projeto é que as imagens não passassem uma percepção exótica do lugar e das pessoas, mas que existisse uma naturalidade e uma proximidade com o espectador, tendo sempre como centro do discurso a figura feminina, em diferentes fases da vida.

O programa de cessão de pautas gratuitas em galerias da FUNCEB registrou, este ano, 40 propostas inscritas, sendo sete delas oriundas do interior da Bahia. Deste total, 11 foram selecionadas – sete de Salvador e quatro de outras cidades baianas – e vêm ocupando, além da Galeria Pierre Verger, também a Galeria do Conselho, anexa ao Palácio da Aclamação, no Campo Grande.

Exposição Cadê a Bonita?
Onde: Galeria Pierre Verger (Rua General Labatut, 47 – Barris, Salvador/BA)
Abertura: 26 de outubro (sexta-feira), 19 horas
Visitação: 27 de outubro a 25 de novembro, segunda a sexta, 9 às 21 horas; sábados, domingos e feriados, 16 às 21 horas
Quanto: Grátis
Apoio: FUNCEB/ SecultBA

Anúncios

Os comentários estão desativados.