Mostra da Escola de Dança da FUNCEB homenageia centenários de 2012

Alunos dos Cursos Livres apresentam o espetáculo “Centenários – 1912 a 2012: Cem Anos de História”, no Teatro Castro Alves

Ao fim de mais um semestre de trabalho, 230 alunos dos Cursos Livres da Escola de Dança da FUNCEB, unidade do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), realizam a mostra didática Centenários – 1912 a 2012: Cem Anos de História. A montagem homenageia e relembra personalidades e fatos que completam cem anos em 2012, tais como o escritor Jorge Amado; o Rei do Baião, Luiz Gonzaga; o dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues; o músico e pesquisador norte-americano John Cage; o etnólogo e escritor Edison Carneiro; o bailarino e coreógrafo norte-americano Gene Kelly; a obra literária A Metamorfose, de Franz Kafka, entre outros. Com entrada gratuita, as coreografias serão apresentadas na Sala Principal do Teatro Castro Alves, no dia 20 de novembro (terça-feira), às 19 horas.

A proposta cênica da mostra é revisitar, a partir do olhar sensível da dança, a história da humanidade, com enfoque nestas importantes referências culturais. Realizada no Dia Nacional da Consciência Negra, a apresentação também pretende homenagear profissionais das danças de matrizes africanas de Salvador pela importante construção e disseminação dos elementos da cultura afrobrasileira. Assim, o público poderá prestigiar um espetáculo no qual os bailarinos versam sobre as mais diversas estéticas, vivenciadas durante o semestre de aulas, revelando a pluralidade do fazer dança.

As mostras artísticas pretendem dar visibilidade às produções da Escola ao mesmo tempo em que proporciona aos educandos o desenvolvimento de suas potencialidades, quer como elemento de autorrealização pessoal e introdução ao conhecimento da dança, quer como preparo para o exercício consciente da cidadania.

Sobre os Cursos Livres – Noturnos e semestrais, com duas aulas por semana, os Cursos Livres são voltados para jovens e adultos que desejam praticar a dança, desde aqueles que atuam na área a iniciantes sem experiência. A diversidade de estilos e formatos marca o quadro de opções, com aulas de Matrizes Africanas, Ballet Clássico para Iniciantes, Dança Moderna, Técnicas Contemporâneas, Dança de Salão e Dança do Ventre. Assim, possibilitam a inclusão de atividades artístico-culturais na rotina de cidadãos baianos e introduzem conhecimentos variados da prática desta linguagem.

É também finalidade dos Cursos Livres ampliar a ação de acessibilidade desenvolvida pela Escola de Dança da FUNCEB, através do oferecimento de cursos que venham abranger a diversidade da dança, numa perspectiva artístico-pedagógica. Outra ação ligada aos Cursos Livres é a disponibilização de residências artísticas a grupos ligados à produção em dança, disponibilizando suas instalações para ensaios, workshops e encontros de companhias, o que estimula a fruição artística da cidade.

Sobre a Escola de Dança da FUNCEB: Fundada em 1984, a Escola de Dança da FUNCEB constituiu-se como a primeira escola pública do gênero no país. Com sede no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, capital da Bahia, a instituição reflete a identidade cultural do estado, reconhecendo, valorizando e disseminando suas origens e diversidade, na perspectiva de uma educação integral, democrática e cidadã.

A Escola de Dança da FUNCEB atende uma média anual de mais de mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, em especial afrodescendentes, oriundos de escolas públicas e moradores de bairros populares. Atua na iniciação, formação técnica e qualificação em dança, alinhada às políticas dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Outro comprometimento é com a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras e inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.

O trabalho contínuo da Escola de Dança da FUNCEB traz resultados sólidos para o cenário desta linguagem artística no estado. Através de parcerias com grupos e projetos artísticos, mostras e circulação de produtos, alunos e ex-alunos da instituição vêm conquistando reconhecimento em todo o país, inclusive com premiações em festivais e editais de apoio à Cultura em todo o Brasil.

Mostra Didática dos Cursos Livres da Escola de Dança da FUNCEB
Centenários – 1912 a 2012: Cem Anos de História
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
(Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande. Salvador/BA)
Quando: 20 de novembro de 2012 (terça-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Mais informações: 71 3116-6653/6643 | escola.danca@funceb.ba.gov.br
Realização: Escola de Dança da FUNCEB/ CFA/ TCA/ FUNCEB/ SecultBA

Anúncios

Os comentários estão desativados.