“Uma Lua para Gonzaga” encerra ano letivo do Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB

Espetáculo será apresentado na próxima segunda-feira, 17 de dezembro, no Teatro Vila Velha, com entrada franca

webflyer-uma-lua-pra-gonzaga

Ao final de mais um ano de aprendizados, 250 alunos entre 10 e 17 anos do Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB apresentam ao público o espetáculo Uma Lua para Gonzaga. Composta por 12 coreografias que revisitam os repertórios e as referências culturais do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que faria 100 anos neste mês de dezembro, a montagem será encenada no Teatro Vila Velha, na próxima segunda-feira, 17 de dezembro, às 19 horas, com entrada franca e censura livre.

Os processos artísticos e educativos vivenciados ao longo de 2012 resultam em mais um momento de celebração, tendo em vista os resultados alcançados neste ano, em que os bailarinos-aprendizes da instituição consolidaram importantes realizações e conquistaram reconhecimento Bahia afora, inclusive participando de festivais nacionais e de eventos como o show do Criança Esperança, projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO.

Assim como já foi feito com ícones como Dorival Caymmi, Yanka Rudzka e Jorge Amado, a inspiração em um nome como Luiz Gonzaga para a concepção dos trabalhos finais do ano letivo é, antes de tudo, uma homenagem, mas, para além disso, proporciona aos jovens a oportunidade de conhecer, valorizar e se apropriar de heranças culturais que constituem a identidade das artes brasileiras. Grande parte da obra de Gonzagão é um convite à dança, e foi isto que crianças e adolescentes, ao lado de seus professores, experimentaram em suas construções compartilhadas. O processo de aproximação aconteceu a partir da descoberta de pontos de conexão entre as criações e o tempo atual, em leituras individuais e representações próprias. Estímulos musicais e poéticos, através das diversas interpretações pesquisadas e escolhidas, também foram exercitados.

Uma Lua para Gonzaga tem direção geral de Beth Rangel e Clécia Queiroz, figurinos de Carol Diniz e Denny Neves, produção de Rosiris Modesto e Poliana Bicalho. As coreografias são assinadas pelo corpo docente da Escola de Dança da FUNCEB, que integra o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Sobre a Escola de Dança da FUNCEB e o Curso Preparatório – Fundada em 1984, a Escola de Dança da FUNCEB constituiu-se como a primeira escola pública do gênero no país. Com sede no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, capital da Bahia, a instituição reflete a identidade cultural do estado, reconhecendo, valorizando e disseminando suas origens e diversidade, na perspectiva de uma educação democrática e cidadã. A Escola de Dança da FUNCEB atende uma média anual de mais de mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, em especial afrodescendentes, oriundos de escolas públicas e moradores de bairros populares, atuando na iniciação, formação técnica e qualificação em dança.

O Curso Preparatório, para crianças a partir dos cinco anos de idade, é composto por um total de 11 níveis anuais, acompanhando a evolução e o crescimento de seus alunos até os 17 anos. Desta forma, inicia jovens na formação em dança e dá uma sólida opção educacional, artística e cultural para eles. Realizado no turno vespertino, pode ser considerado como período complementar à escola formal, consolidando uma educação integral.

O Curso contempla diversas modalidades de dança, tais como as Populares, Afro, Moderna, Contemporânea e Ballet. Desde 2008, em cumprimento à Lei Federal 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, também insere conteúdos relacionados às matrizes africanas, como a capoeira e danças afro-brasileiras. Esta temática é desenvolvida em disciplinas, ações interdisciplinares e transversais.

A cada nível do Curso Preparatório, são acrescidos gradualmente carga horária e conteúdos de maior complexidade, possibilitando que a formação inicial se amplie para uma formação continuada em dança que conduza o adolescente concluinte ao Curso de Educação Profissional oferecido pela própria Escola de Dança da FUNCEB, ou até mesmo a cursos superiores e a outras atividades de profissionalização e participação no campo da Dança e da Cultura. As matrículas de novos alunos para o ano de 2013 serão feitas entre 18 e 21 de fevereiro.

Uma Lua para Gonzaga
Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB
Onde: Teatro Vila Velha
(Av. Sete de Setembro, s/n, Passeio Público – Campo Grande. Salvador/BA)
Quando: 17 de dezembro de 2012 (segunda-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Mais informações: 71 3116-6641/6515 | escola.danca@funceb.ba.gov.br
Realização: Escola de Dança da FUNCEB/ CFA/ FUNCEB/ SecultBA

Anúncios

Os comentários estão desativados.